O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 apresentou um balanço positivo, com uma redução na taxa de abstenção. O percentual de candidatos inscritos que não compareceram caiu de 28,1% em 2023 para 26,6% em 2024, conforme divulgado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, na noite deste domingo (3).
Em um dado encorajador, 94% dos estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas se inscreveram para o exame, um aumento significativo em relação aos 58% registrados em 2023. Nos 14 estados onde a inscrição foi total, a Região Nordeste teve como exceção o Maranhão, com 83% de inscritos.
Camilo Santana, O Ministro de Educação do Brasil, destacou que esse crescimento é resultado de esforços do ministério para incentivar a participação dos alunos no Enem, afirmando que “estamos retomando o crescimento, são quase 1 milhão a mais de candidatos em relação ao ano anterior”.
As provas foram realizadas em 1.753 municípios, abrangendo 10.776 locais e quase 150 mil salas. O ministro também enfatizou que 90% dos candidatos foram alocados a até 10 quilômetros de suas residências, um avanço em relação a anos anteriores.
No entanto, quase 5 mil candidatos foram eliminados por diversas infrações, como portar equipamentos eletrônicos ou deixar o local da prova antes do horário permitido. O primeiro dia do Enem registrou ainda 689 ocorrências logísticas, incluindo emergências médicas e interrupções de energia. Aqueles afetados por problemas logísticos podem solicitar a reaplicação da prova entre 11 e 15 de novembro.
- Programa Pé-de-Meia: Último pagamento do ano para estudantes do Ensino Médio é depositado hoje (4)
- Flamengo vence Atlético-MG por 3 a 1 e se aproxima do pentacampeonato da Copa do Brasil
- A violência na escola: Uma análise por Arnaldo Eugênio, Doutor em Antropologia
- Tribunal de Justiça do Piauí inicia a XIX Semana Nacional da Conciliação
- Morre o cantor Agnaldo Rayol aos 86 anos, em São Paulo