Empresas dos setores industrial, agroindustrial, de infraestrutura e turismo (hotelaria) no estado do Piauí agora podem contar com o benefício fiscal do Reinvestimento do Imposto de Renda (IR), uma iniciativa do Governo Federal, operacionalizada exclusivamente pelo Banco do Nordeste (BNB).
A medida permite que empresas reinvistam até 30% do imposto de renda devido, calculado sobre o lucro real, em áreas como modernização, aquisição de novos equipamentos ou capital de giro. Para ter acesso ao benefício, as empresas devem garantir uma contrapartida de 50% do valor a ser reinvestido, proveniente de seus próprios recursos.
A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) é responsável pela análise, aprovação e monitoramento dos projetos que utilizam o benefício. Além disso, as empresas podem contar com o apoio financeiro do Banco do Nordeste para complementar os valores a serem investidos. Os recursos da contrapartida e do reinvestimento devem ser depositados em uma conta específica, onde serão remunerados de acordo com a taxa Selic, até que a Sudene autorize sua liberação.
Empresas interessadas podem obter mais informações no site do Banco do Nordeste (bnb.gov.br/reinvestimento) ou em uma das 20 agências da instituição localizadas no estado do Piauí.
DESTAQUES DO DIA
- Atlético de Madrid se prepara para clássico com controvérsia racista
- Secretário de Segurança do Piauí e Influenciador se reúnem para debater prática segura do “Grau” em Motocicletas
- Grave acidente na BR-407 deixa condutor ferido em Jaicós, PI
- Prefeitura de Teresina relança licitação de R$ 1,6 Bilhão para Coleta de Lixo e Limpeza Urbana
Portal Repórter Piauí no Instagram