Teresina quinta-feira, 14 novembro, 2024

Search
Close this search box.

Eleições Municipais: Sete prefeitos indígenas são Eleitos em primeiro turno no Brasil

Divulgação/Marcelo Camargo/Agência Brasil

O primeiro turno das eleições municipais, realizado no último domingo (06/10), resultou na eleição de sete candidatos que se declararam de povos indígenas como prefeitos em diversas cidades brasileiras. Este marco representa um avanço significativo na representação política das comunidades indígenas no país.

Na região Norte, destacam-se os seguintes eleitos:

Dr. Raposo (PP), da etnia macuxi, em Normandia (RR);
Egmar Curubinha (PT), da etnia tariana, em São Gabriel da Cachoeira (AM);
Tuxaua Benisio (Rede), também da etnia macuxi, em Uiramutã (RR)

Em Minas Gerais, dois candidatos da etnia xakriabá foram escolhidos como prefeitos:

Anastácio Guedes (PT), em Manga (MG);
Jair Xakriabá (Republicanos), em São João das Missões (MG).

A Paraíba e Pernambuco também celebraram vitórias indígenas. Ninha (PSD), da etnia potiguara, foi eleita prefeita em Marcação (PB), e Cacique Marcos (Republicanos), da etnia xucuru, venceu em Pesqueira (PE).

Além dos prefeitos, as eleições também resultaram na escolha de 214 indígenas como vereadores, sendo 180 homens e 34 mulheres, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Essa representatividade em diferentes níveis do poder legislativo é um passo importante para a promoção dos direitos e interesses das comunidades indígenas no Brasil.

Os números nas eleições municipais deste ano destacam a crescente participação dos povos indígenas na política brasileira, refletindo a luta por visibilidade e direitos em um cenário onde suas vozes históricas têm buscado mais espaço e reconhecimento nas esferas de decisão.

DESTAQUES DO DIA