Os métodos contraceptivos de longa duração, DIU (Dispositivo Intrauterino) e Implanon, estão disponíveis gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) no Piauí. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou que ambos os métodos, juntamente com a cirurgia de laqueadura, são oferecidos no ambulatório de Planejamento Familiar do Hospital da Polícia Militar (HPM), localizado em Teresina.
Para acessar esses serviços, as pacientes devem buscar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para obter um encaminhamento pelo sistema Regula Piauí ao ambulatório do HPM. Caso o encaminhamento tenha sido feito fora do sistema, é necessário agendar o procedimento diretamente pela Central de Marcação de Consultas e Exames, pelo telefone (86) 2222-7150.
O que é o DIU?
O DIU é um método contraceptivo inserido no útero por um profissional de saúde. Há dois tipos principais:
- DIU de cobre: Livre de hormônios, age liberando íons de cobre que tornam o ambiente uterino hostil aos espermatozoides. Possui duração de até 10 anos.
- DIU hormonal: Libera o hormônio levonorgestrel, dificultando a fertilização e reduzindo o fluxo menstrual. Sua duração é de até 5 anos.
O que é o Implanon?
O Implanon é um implante hormonal subcutâneo, inserido no braço, que libera o hormônio etonogestrel, inibindo a ovulação e dificultando a fertilização. É eficaz por até 3 anos e possui uma taxa de eficácia superior a 99%.
A oferta desses métodos pelo SUS no Piauí representa uma alternativa prática e acessível para o planejamento familiar, contribuindo para a saúde e autonomia das mulheres.
- Garota de programa é presa em flagrante acusada de matar marido durante discussão em Porto Alegre
- Dois acidentes com búfalos são registrados em estrada de José de Freitas; proprietário assume responsabilidade pelos danos
- Prefeitura de Picos firma parceria com Caixa Econômica para antecipar o Bolsa Família e FGTS e ajudar vítimas das chuvas
- Motociclista cai em buraco alagado em Parnaíba, mas escapa com ferimentos leves
- Pressionado pelas Fake News, Governo revoga fiscalização do PIX e mantém limites de R$ 2 mil e R$ 6 mil mensais