Com a chegada das festas de fim de ano, muitos brasileiros enfrentam o desafio de equilibrar as finanças diante de gastos extras, como presentes, ceias de Natal e Ano Novo, viagens e promoções comerciais. Em meio a esse cenário, o portal Meu Bolso em Dia, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), disponibiliza orientações para ajudar a evitar o endividamento e começar 2025 com as contas em dia.
De acordo com Amaury Oliva, diretor de Cidadania Financeira da Febraban, é possível consumir com consciência e sem recorrer a empréstimos ou ao rotativo do cartão de crédito. Ele destaca a importância de diferenciar desejos de necessidades e de planejar os gastos de forma equilibrada. “Com um pouco de planejamento, é possível aproveitar o recurso extra que entra no fim de ano e celebrar as festas sem se endividar”, afirmou Oliva.
Principais dicas para um Fim de Ano sem endividamento
- Destinar parte do 13º salário para quitar dívidas ou antecipar despesas do início de 2025.
- Estabelecer limites para os gastos com presentes, viagens, decorações e itens para a ceia.
- Dividir custos da ceia entre os convidados, minimizando o impacto financeiro individual.
- Pagar à vista valores menores e usar o cartão de crédito com moderação, evitando parcelamentos que possam gerar surpresas no futuro.
Orientações do Procon-SP sobre viagens e cartão de crédito
O Procon-SP, órgão de defesa do consumidor, também alerta para a necessidade de um bom planejamento financeiro, especialmente em relação às viagens de férias. O órgão recomenda que os consumidores calculem todos os custos envolvidos na viagem, incluindo transporte, hospedagem, alimentação, passeios e outros gastos. “Ficar atento aos gastos com o cartão de crédito também é essencial, já que ele pode ser uma armadilha para quem não controla as finanças”, disse o Procon-SP.
Projeto Verão: levantamento de preços para viagens e férias
Visando apoiar os consumidores no planejamento das férias de verão, o Procon-SP lançou o Projeto Verão, com um levantamento detalhado de preços de produtos e serviços. O levantamento inclui uma comparação de custos com pedágios, passagens de ônibus e tempo de viagem entre 16 cidades turísticas do estado de São Paulo, além de preços de repelentes, protetores solares e bronzeadores, itens em alta nesta temporada. Também foram coletados valores médios de hospedagem e alimentação em 13 cidades turísticas, proporcionando uma referência para que os consumidores façam sua pesquisa e encaixem suas viagens no orçamento.
Com essas orientações e cuidados financeiros, as pessoas poderão aproveitar as festas de fim de ano e as férias de verão com mais tranquilidade, evitando o risco de endividamento e começando o ano novo com as contas em ordem.
- Prefeito eleito Silvio Mendes destaca desafios e prioridades para Teresina em Diplomação
- Pesquisa do Ministério da Saúde revela sintomas persistentes em pacientes de Covid-19 e avança no estudo da vacinação no Brasil
- Banco Central anuncia novo leilão de US$ 3 bilhões para conter alta do dólar após atingir R$ 6,26
- Mulher é atropelada por Hilux na BR-316 em Teresina e condutor foge sem prestar socorro
- Vereadora eleita, Tatiana Medeiros (PSB), minimiza operação da PF em instituto fundado por ela