No mês de dezembro, marcado pelo início do verão, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove a campanha Dezembro Laranja, voltada para a prevenção e detecção precoce do câncer de pele, a forma mais comum de câncer no Brasil. A campanha reforça que, além do uso de filtro solar, é essencial seguir cuidados como evitar exposição solar entre 10h e 16h, e usar roupas e acessórios adequados para proteção.
Como parte dessa iniciativa, um mutirão foi realizado no município de Parnaíba, Piauí, onde 50 pacientes com suspeita ou diagnóstico de câncer de pele foram atendidos por uma equipe de médicos do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde. Entre os profissionais que participaram estavam os dermatologistas Dandara Cavalcante, Mauro Machado e João Vitor Moura Fé.
Durante o mutirão, 19 cirurgias foram realizadas pelo cirurgião oncológico Nereu Costa, que destacou o sucesso da ação: “Superamos nossas expectativas, atendendo mais pacientes do que o planejado e realizando mais cirurgias do que o previsto. As lesões removidas eram altamente suspeitas e localizadas em áreas como face, membros e tronco, com predominância na face”. Segundo Costa, as cirurgias foram curativas, removendo completamente as lesões suspeitas.
A campanha Dezembro Laranja é fundamental para alertar sobre os perigos da exposição solar inadequada e a importância de consultas regulares para detecção precoce do câncer de pele, uma doença que pode ser curada quando diagnosticada e tratada a tempo.
- Polícia Militar do Piauí prende homem por porte ilegal de arma de fogo na zona sudeste de Teresina
- PRF inicia Operação Rodovida 2024/2025 no Piauí na próxima quinta-feira (19)
- Polícia Federal apreende R$ 100 mil em operação na instituição de vereadora eleita em Teresina
- Programa Minha Casa, Minha Vida vai construir 335 novas moradias rurais no Piauí
- Polícia Federal investiga atuação de facções criminosas nas Eleições Municipais de 2024 em Teresina