Teresina sábado, 21 setembro, 2024

Search
Close this search box.

Detrito espacial que causou clarão no céu de cinco estados do Nordeste se fragmentou e caiu no PI, diz Rede Brasileira de Observação de Meteoros

 

O detrito espacial que iluminou o céu e fez a “noite virar dia” por alguns instantes em cidades do Piauí, Ceará, Pernambuco, Paraíba e Bahia, na madrugada do último sábado (13), se fragmentou e caiu em solo piauiense, afirmou a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon).

 

Em vídeo publicado pela Bramon, o diretor-técnico da rede, o astrofotógrafo e astrônomo Marcelo Zurita, explicou o fenômeno e a queda dos meteoritos nos municípios piauienses de Padre Marcos e Marcolândia, localizados cerca de 400 km ao sudeste de Teresina.

 

Segundo Zurita, que também é membro da Associação Paraibana de Astronomia (APA), a entrada do super bólido causou um clarão no céu de cinco estados por conta do seu tamanho.

 

A pedra de meteorito é um rocha com uma fina camada preta, mas seu interior é da cor de concreto e possui umas pintinhas metálicas dentro. Eles são atraídos por ímãs.

MENU