No último sábado (26/10), uma tentativa de invasão no Hospital do Buenos Aires, em Teresina, destacou a crescente insegurança nas unidades de saúde do estado. Criminosos armados tentaram invadir o hospital para executar Gabriel Victor Pereira da Silva, conhecido como “Delegado”, um membro do Primeiro Comando da Capital (PCC), que havia sido internado após ser baleado por faccionados rivais.
A ação criminosa gerou preocupação entre os profissionais de saúde e resultou em uma nota de repúdio do Sindicato dos Médicos do Piauí (SIMEPI). O sindicato expressou sua indignação, afirmando que a presença de facções criminosas em hospitais não apenas compromete a segurança de pacientes e funcionários, mas também desrespeita o ambiente hospitalar, que deveria ser um espaço seguro para o cuidado.
O SIMEPI exigiu das autoridades competentes a adoção de medidas urgentes para garantir a segurança dos profissionais de saúde, além de condições dignas de trabalho. “É inadmissível que médicos, que já enfrentam desafios estruturais e sobrecarga de trabalho, ainda tenham que conviver com o medo da violência”, afirmou a nota.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Sindicato dos Médicos do Piauí (@simepi)
A Prefeitura de Teresina foi contatada para esclarecer as ações de segurança nas unidades de saúde, especialmente por meio da Guarda Municipal, mas ainda não respondeu. A situação reforça a necessidade de um debate urgente sobre a segurança nas instituições de saúde pública e a proteção dos profissionais que atuam nesse setor crítico.
A Polícia Civil do Piauí está investigando o caso para entender melhor as circunstâncias da tentativa de execução e a presença de facções dentro das unidades de saúde
- Silvio Mendes anuncia novos nomes para secretarias; Ismael Silva para Semec e Charles da Silveira para FMS
- Novo golpe está sendo aplicado em pagamentos por aproximação (NFC); Saiba mais
- Enem 2024: primeira etapa acontece no próximo domingo (03)
- Incêndio de caminhão na BR-316 mobiliza Corpo de Bombeiros em Picos-PI
- Grave acidente na BR-316 deixa jovem ferido em colisão frontal