Os trabalhadores da coleta de lixo de Teresina decidiram deflagrar greve a partir de sexta-feira (22/11), após uma série de tentativas frustradas de negociação com a empresa responsável pela contratação dos coletores. Em reunião realizada na sede do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do Piauí (Seeacep), a categoria optou pelo movimento grevista devido a pendências financeiras e trabalhistas que não foram atendidas pela empresa, como o pagamento de horas extras e insalubridade.
Jonatas Miranda, presidente do sindicato, explicou que entre as principais reivindicações estão o pagamento de três meses de insalubridade, a quitação das horas extras não pagas e o depósito do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que, segundo ele, ainda estão pendentes. O presidente também mencionou que a contraproposta apresentada pela empresa, que incluía ajustes como a não aplicação do banco de horas e o pagamento das horas extras de forma retroativa, não foi aceita pelos trabalhadores.
“Os prazos acordados não foram cumpridos, e a categoria está insatisfeita com a falta de compromisso da empresa. Se as pendências não forem resolvidas até sexta-feira, a greve será iniciada”, afirmou Miranda.
Com a greve, cerca de 1.800 trabalhadores do setor de coleta de lixo devem paralisar suas atividades, o que afetará diretamente o serviço de limpeza em toda a cidade. A Prefeitura de Teresina e a empresa Aurora, responsável pelo contrato de coleta, ainda não se manifestaram sobre a greve.
A categoria aguarda que a empresa cumpra os acordos estabelecidos para evitar a paralisação, mas, caso a greve se concretize, a cidade enfrentará dificuldades no serviço de coleta de lixo até que as questões trabalhistas sejam resolvidas.
- Feriado do Dia da Consciência Negra em Teresina: Comércio aberto, mas serviços públicos e bancos fechados
- Caminhão provoca danos em rede elétrica e deixa 791 casas sem energia no bairro São Joaquim, em Teresina
- Bolsa Família será mantido sem cortes, garante ministro Wellington Dias
- Família procura por homem desaparecido em São Félix do Xingu, no Pará, desde 1º de novembro
- Vacinação antirrábica na zona rural de Teresina é adiada por falta de transporte