A Receita Federal anunciou que, a partir de julho de 2026, o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) passará a ter um novo formato alfanumérico, com a combinação de letras e números. A medida, publicada na quarta-feira (16/10), visa assegurar a continuidade da emissão de números de CNPJ sem prejudicar empresas ou interromper políticas públicas.
A mudança afetará apenas novos cadastros, sem alterar os CNPJs já existentes, que manterão sua numeração atual, incluindo os dígitos verificadores. O novo formato terá 14 caracteres, sendo que as oito primeiras posições, compostas por letras e números, identificarão a raiz do cadastro. As quatro posições seguintes indicarão a ordem do estabelecimento, e as duas últimas, correspondentes aos dígitos verificadores, continuarão numéricas.
A Receita explicou que os dígitos verificadores seguirão um cálculo baseado no código ASCII, amplamente utilizado na indústria de computadores. A transição para o novo formato é necessária devido ao esgotamento da numeração atual, garantindo que não haja interrupções no cadastro de novas empresas no futuro.
DESTAQUES DO DIA
- Superlua ilumina o céu nesta quinta-feira (17) com brilho intenso e maior proximidade da Terra
- Piauí Esporte Clube é campeão da Série B do Campeonato Piauiense 2024 após vitória nos pênaltis
- Superlotação no sistema prisional do Piauí preocupa; novas vagas são prometidas até 2025
- Festival Maria Isabel que começa amanhã (18) celebra a gastronomia piauiense; os pratos terão preço fixo de R$20
- Como funciona os diagnósticos de transtornos psicológicos?
Portal Repórter Piauí no Instagram