Teresina sexta-feira, 15 novembro, 2024

Search
Close this search box.

Chacina em Teresina: Quatro pessoas são mortas em disputa entre facções criminosas

 

Foto; Reprodução

Uma chacina na região da grande Santa Maria, Zona Norte de Teresina, deixou quatro pessoas mortas entre os dias 3 e 4 de outubro. O caso envolve uma disputa entre as facções rivais Bonde dos 40 e PCC, que dominam o crime organizado na região.

1. Bárbara Teresa, 19 anos, grávida de 4 semanas, foi baleada e socorrida, mas morreu no Hospital Mariano Castelo Branco. Ela era esposa de Israel de Assis Damasceno dos Santos, de 18 anos, um dos líderes do PCC local e alvo dos ataques. O crime teria sido ordenado por Gilvan Rodrigues Gomes da Silva, suposto integrante do Bonde dos 40 e rival de Israel.

2. Jennifer Lourrane Gomes de Sousa, de 16 anos, foi morta dentro de um supermercado no bairro Monte Verde, em retaliação pela morte de Bárbara. Jennifer era prima de Gilvan.

3. Francisco das Chagas, 44 anos, que não tinha envolvimento com facções, foi assassinado enquanto trabalhava. Segundo a polícia, ele foi morto por comparsas de Israel como represália por ter denunciado o líder do PCC por roubo meses antes, o que resultou em sua prisão.

4. Eliton Manuel, de 13 anos, filho de Gilvan, foi encontrado morto em um terreno baldio no conjunto Leonel Brizola no dia 4 de outubro, após tentar fugir dos atiradores.

Além dos mortos, outras quatro pessoas foram baleadas, incluindo duas crianças de 10 e 11 anos e o sogro de Francisco das Chagas. As identidades dos feridos não foram divulgadas, e o estado de saúde deles ainda é desconhecido.

A chacina é mais um episódio da violenta rivalidade entre as duas facções no estado do Piauí, que frequentemente deixa vítimas tanto entre seus membros quanto entre pessoas inocentes.

O autor dos crimes 

Israel de Assis Damasceno dos Santos, apontado como líder do Primeiro Comando da Capital (PCC) que comandou a chacina na Santa Maria da Codipi, foi preso pela polícia no inicio da tarde desta sexta-feira (4). Ele estava à caminho do velório de Bárbara Teresa Ferreira de Sousa, sua esposa que estava grávida de quatro semanas e foi morta na noite de ontem. Os autores do homicídio seriam integrantes do Bonde dos 40, facção rival.

“Recebemos a informação de que ele estaria na zona rural de Teresina, nas proximidades da comunidade Soin. Fizemos abordagens e visualizamos um veículo que estava a caminho do velório da Bárbara. Dentro desse veículo, havia quatro elementos, e um deles era o Israel. Fizemos a abordagem tática, rendemos o Israel, ele estava portando um revólver calibre 38”, explica o Tenente Coronel Audivan Nunes.