Teresina quarta-feira, 23 abril, 2025

Campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (07)

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira (07)/Alf Ribeiro/Fotoarena/Estadão Conteúdo

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa oficialmente nesta segunda-feira (7) em todas as regiões do Brasil, com exceção da Região Norte, onde a imunização será realizada no segundo semestre, período de maior circulação do vírus influenza. A medida segue a estratégia do Ministério da Saúde de adaptar o calendário vacinal às características climáticas de cada região.

Neste primeiro momento, serão distribuídas 35 milhões de doses da vacina, que estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e demais postos de vacinação da rede pública, inicialmente para os grupos prioritários. A expectativa do governo federal é vacinar pelo menos 90% desse público.

Fazem parte do grupo prioritário crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, profissionais da saúde e da educação, povos indígenas, pessoas com deficiência permanente, pessoas com doenças crônicas, caminhoneiros, profissionais da segurança, entre outros. Ao todo, a campanha pretende alcançar mais de 81 milhões de brasileiros.

O Ministério da Saúde adquiriu 73,6 milhões de doses do imunizante, com investimento de R$ 1,3 bilhão. A vacinação continuará ao longo do ano e será incorporada ao Calendário Nacional de Vacinação, permitindo uma cobertura mais ampla e contínua contra a gripe.

Já na Região Norte, onde o chamado “Inverno Amazônico” acontece entre setembro e novembro, a campanha será iniciada no segundo semestre, com a distribuição de cerca de 5,9 milhões de doses. A decisão visa garantir maior eficácia da proteção, considerando o período de maior circulação do vírus na região.

Quem não pertence aos grupos prioritários pode buscar a vacina na rede particular ou aguardar a liberação de doses remanescentes no sistema público ao fim da campanha.

This site uses tracking to analyze visitor behavior. Do you accept?