A Caixa Econômica Federal anunciou novas regras para o financiamento de imóveis com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), que entram em vigor a partir desta sexta-feira (01/11). As mudanças, que aumentam o valor exigido como entrada, foram implementadas em resposta ao aumento da demanda por imóveis e ao crescente volume de saques da caderneta de poupança, fonte dos recursos utilizados para esses empréstimos.
Uma das principais alterações é o limite de valor para imóveis financiados com recursos do SBPE. A partir de agora, a Caixa só financiará imóveis cujo valor de compra ou avaliação seja de até R$ 1,5 milhão. Além disso, o cliente não poderá ter outro financiamento habitacional ativo com a Caixa na mesma modalidade. Antes, não havia limite de valor para os imóveis financiados e era possível ter múltiplos contratos de financiamento.
Outra mudança significativa está nas cotas de financiamento. Para contratos no modelo de Sistema de Amortização Constante (SAC), a Caixa reduzirá o limite de financiamento de 80% para 70% do valor do imóvel. Isso significa que os compradores precisarão desembolsar uma entrada maior. Já no sistema Price, o banco financiará até 50% do valor, reduzindo o percentual anterior de 70%.
Essas mudanças impactam diretamente os consumidores, que agora terão que planejar um investimento inicial maior para adquirir imóveis. No entanto, elas não afetam contratos já vigentes, que permanecerão com as condições estabelecidas na época da assinatura. A Caixa informou que as novas regras não têm prazo de validade e podem ser mantidas por tempo indeterminado.
- Aegea assumirá saneamento básico do Piauí em até 8 meses; Governo anuncia novo PDV para servidores
- Novas nudanças no Pix começam a valer a partir desta sexta-feira (01); Entenda as novas regras
- Homem é indiciado por feminicídio e furto após morte de idosa em Teresina
- Colisão na BR-407 em Jaicós deixa um ferido leve; Motoristas saem ilesos
- Falta de insumos interrompe exames em UBSs e Centro de Diagnóstico Dr. Raul Bacellar de Teresina; FMS garante retorno imediato