Teresina sábado, 1 fevereiro, 2025

“Ainda estou aqui” é o primeiro filme de produção brasileira a ser indicado ao Oscar na categoria Melhor Filme

Histórico: “Ainda estou aqui” é o primeiro filme brasileiro ser indicado ao Oscar na categoria Melhor Filme/Foto: Divulgação

Na quinta-feira (23), o Brasil fez história ao ser indicado pela primeira vez ao Oscar na categoria de Melhor Filme. O longa-metragem “Ainda Estou Aqui” é o escolhido para representar o país e concorrer ao prêmio máximo da Academia, disputando com produções como “O Brutalista”, “Anora” e outras grandes produções internacionais.

A indicação foi anunciada durante uma live no canal oficial da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, apresentada pelos atores Bowen Yang e Rachel Sennott. Além da nomeação como Melhor Filme, “Ainda Estou Aqui” também foi indicado em outras categorias importantes, como Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, com a atriz Fernanda Torres, reconhecida por sua atuação no filme.

Essa indicação é histórica, pois “Ainda Estou Aqui” é uma produção completamente brasileira, ao contrário de “O Beijo da Mulher-Aranha”, que havia sido indicado à mesma categoria em 1986, mas como uma coprodução entre Brasil e Estados Unidos. O Oscar de 2025 acontecerá no dia 3 de março, e o filme nacional poderá se tornar o primeiro a conquistar o prêmio de Melhor Filme.

Outras nomeações brasileiras ao longo da história do Oscar incluem a canção de Ary Barroso em 1945, Fernanda Montenegro em 1999, e o documentário “Democracia em Vertigem”, que competiu na categoria de Melhor Documentário em 2020. Apesar das conquistas, o Brasil ainda aguarda sua primeira estatueta na principal categoria do Oscar.

A expectativa para “Ainda Estou Aqui” é grande, e a indústria cinematográfica brasileira celebra essa realização inédita.