Um adolescente de 17 anos morreu com suspeita de envenenamento nesta quarta-feira (1º), no conjunto Dom Rufino, em Parnaíba, litoral do Piauí. Além da vítima fatal, outras oito pessoas da mesma família, incluindo quatro crianças, foram encaminhadas para o Hospital Regional Dirceu Arcoverde (Heda) com sinais de intoxicação. A Polícia Civil do Piauí investiga as circunstâncias do caso.
De acordo com o delegado Renato Pinheiro, os sintomas de envenenamento surgiram após a família ingerir peixe e arroz, que haviam sido recebidos na noite de terça-feira (31), por meio de uma cesta básica. As vítimas começaram a passar mal ainda durante a tarde de quarta-feira, e o Samu foi acionado para prestar socorro. Durante o atendimento, uma das vítimas, o adolescente, apresentou quadro grave e morreu ainda na ambulância.
A princípio, a polícia informou que duas pessoas haviam falecido, mas corrigiu a informação e confirmou apenas a morte do adolescente. As outras vítimas, que incluem o padrasto do adolescente, suas irmãs, uma mulher e seu filho, além de três crianças, continuam internadas no hospital. De acordo com a assessoria de comunicação do HEDA, dois adultos e uma criança permanecem em observação na manhã desta quinta-feira (2).
A Polícia Militar do Piauí (PMPI) informou que, segundo o relato do dono da casa, os alimentos consumidos pela família haviam sido doados por volta da noite de terça-feira, mas ele não se lembra do nome do doador. A investigação aponta que as vítimas apresentavam sinais claros de intoxicação, e parte dos peixes consumidos foi apreendida para análise.
O adolescente morto era parente de Ulisses Gabriel da Silva, de 8 anos, e João Miguel da Silva, de 7, que faleceram no ano passado após consumirem cajus envenenados. Três das cinco crianças envenenada nesse caso são irmãs dos meninos falecidos. A mãe das crianças também está entre os familiares que foram internados após supostamente ingerirem alimentos intoxicados. Segue a lista abaixo dos envenenadas e o grau de parentesco das vítimas com os irmãos:
- Lauane Fontenele, Maria Gabriela e Davi (os três são crianças e irmãos de João Miguel e Ulisses);
- Francisca Maria Silva (irmã de Manoel, a vítima fatal, e mãe de Lauane, Gabriela e Davi);
- Lívia Maria Leandra (irmã de Manoel)
- Francisco de Assis Pereira da Costa (padrasto de Manoel)
- Jhonatas Albert Pereira da Silva
- Maria Jocilene da Silva (mãe de Jhonatas)
- Manoel Leandro Silva (tio de João Miguel e Ulisses)
A Polícia Civil, juntamente com o Instituto de Medicina Legal (IML), já coletou material biológico das vítimas para exames toxicológicos, incluindo amostras de sangue, urina e material do estômago do adolescente morto. Além disso, os alimentos consumidos pela família foram apreendidos e serão analisados para determinar se há substâncias tóxicas.
As autoridades destacam que estão mobilizadas para esclarecer rapidamente a causa do envenenamento e evitar novos casos.
- Artesanato Piauiense cresce e expande fronteiras com feiras e reformas no Centro de Artesanato Mestre Dezinho
- Escola Estadual de Dança Lenir Argento abre inscrições segunda-feira (06) para o processo seletivo 2025
- Prefeitura de José de Freitas inicia novo ciclo político com o mandato de Pedro Gomes
- Pedro Gomes e Andreia Ferreira tomam posse como prefeito e vice de José de Freitas em cerimônia na Câmara Municipal
- Vereadora Helena Barros toma posse como primeira mulher a presidir a Câmara de José de Freitas em cerimônia histórica