Teresina sexta-feira, 20 setembro, 2024

Search
Close this search box.

Projeto de canoagem da Polícia Militar transforma vidas e viabiliza o combate a criminalidade no litoral do Piauí

Projeto de Canoagem da Polícia Militar no litoral do Piauí/Foto: Divulgação/Reprodução

A Polícia Militar do Piauí está fazendo a diferença na vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social através do seu projeto de canoagem em Parnaíba. Iniciada em 2019 pela Companhia Independente de Policiamento Ambiental de Parnaíba (CIPA), a Associação Parnaibana de Canoagem (APC) tem como principal objetivo combater a criminalidade e proporcionar um futuro melhor para os jovens da região.

Atualmente, cerca de 20 jovens participam das atividades oferecidas pela APC. As aulas práticas ocorrem na Lagoa do Bebedouro, entre os bairros Santa Luzia e Lagoa do Bebedouro. Antes de entrar na água, os alunos participam de rodas de conversa focadas na prevenção à criminalidade. Essas conversas abordam tanto os avanços na segurança pública quanto os desafios, trazendo um alerta constante sobre a importância da prevenção.

A Polícia Militar do Piauí destaca a importância da prevenção em suas rodas de conversa, onde discutem sobre conquistas e desafios na segurança pública e alertam sobre a importância de estar vigilante. Além disso, nas reuniões com os pais, abordam temas como a violência doméstica e o cuidado com os filhos.

Os idealizadores do projeto, incluindo o Subtenente Edvaldo Araújo, ressaltam os valores agregados pela Polícia Militar na vida dos alunos, como a prevenção à violência, ao uso de drogas e a preservação ambiental, através de palestras e rodas de conversa.

Desde a sua criação, a APC já levou oito atletas para competições nacionais, como o Campeonato Brasileiro de Canoagem em Cascavel (PR) em 2021 e em Santo Estevão (BA) em 2022. Atualmente, cinco alunos estão se preparando para representar o Piauí no Campeonato Nacional de Canoagem, que acontecerá de 10 a 15 de setembro deste ano em Lagoa Santa, Minas Gerais.

Projeto de Canoagem da Polícia Militar Transforma Vidas e Combate a Criminalidade no Litoral do Piauí/Foto: Divulgação/Reprodução

A Polícia Militar do Piauí enfatiza que estão treinando cinco jovens, incluindo uma menina e quatro meninos, um deles com Transtorno do Espectro Autista, para o Campeonato Brasileiro em Lagoa Santa. A intenção é proporcionar experiências novas, conhecer outros clubes, associações e atletas, com momentos memoráveis ao lado de grandes nomes da canoagem.

MENU