O Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) deu início nesta quarta-feira (15) à Operação “Aulas Seguras”, em Teresina, com o objetivo de garantir mais segurança aos pais e consumidores na compra do material escolar e combater a comercialização de produtos irregulares em papelarias e livrarias. A ação irá fiscalizar diversos itens, como lápis, canetas, mochilas, tesouras e outros produtos essenciais para o retorno às aulas.
A operação, que se estenderá até a próxima quarta-feira (22), busca assegurar que os produtos à venda estejam em conformidade com as normas de segurança e qualidade, especialmente em relação a bordas cortantes, pontas perigosas e substâncias tóxicas que possam oferecer riscos, como em materiais que podem ser levados à boca.
O diretor-geral do Imepi, Júnior Macedo, destacou que os consumidores devem sempre verificar a presença do selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) nos produtos. Este selo garante que o item passou por testes de segurança para evitar acidentes. “Nosso objetivo é proteger o consumidor de possíveis irregularidades e garantir que os produtos escolares vendidos nas papelarias sejam de qualidade e confiança”, afirmou.
Uma novidade dessa gestão do Imepi é a criação de um certificado de confiabilidade para as empresas aprovadas e o lançamento de um aplicativo que facilitará o processo de denúncia para os consumidores. Além disso, a fiscalização será estendida para municípios do interior do Piauí, a fim de alcançar mais consumidores.
Em caso de irregularidades, os consumidores podem denunciar através do telefone da Ouvidoria do Imepi: (86) 99456-1921.
- Criança engole cadeado e é submetida a endoscopia para retirada do objeto, em Cedro, Pernambuco,
- INSS retoma exigência de Prova de Vida para manutenção de benefícios em 2025
- Início do pagamento do Bolsa Família 2025: Primeira parcela será liberada na próxima segunda-feira (20)
- Homem é preso em Teresina por roubo a posto de combustíveis e posse ilegal de arma de fogo
- Programa Mais Professores: Governo Federal lança bolsa de R$ 1.050 para atrair estudantes à carreira docente