O Ministério da Saúde enviou recentemente mais 7 mil doses da vacina Qdenga contra a dengue para o Piauí, com foco na aplicação de primeira dose em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, na capital Teresina. As doses foram distribuídas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e são exclusivas para a primeira dose, uma vez que os outros municípios do Território Entre Rios ainda têm estoques disponíveis.
A vacina Qdenga é destinada à prevenção da dengue e não oferece proteção contra outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como Zika, Febre Amarela e Chikungunya. Por isso, a vacinação contra a dengue é uma medida importante, mas deve ser complementada com outras ações preventivas contra essas doenças.
A Sesapi também destaca que a vacina não é recomendada para pessoas com imunodeficiência, incluindo aquelas em tratamento imunossupressor, com HIV sintomático ou função imunológica comprometida, além de gestantes, mulheres em fase de amamentação e pessoas com hipersensibilidade a algum componente da vacina.
Além da distribuição da vacina, o Piauí tem intensificado suas ações contra as arboviroses com o lançamento, em dezembro de 2024, do Painel Estadual de Arboviroses e da Sala de Situação de Dengue, que acompanharão semanalmente os casos de Dengue, Zika e Chikungunya em todo o estado.
Entretanto, a Sesapi alerta para a baixa adesão à segunda dose da vacina contra a dengue em Teresina. Das 13.182 doses recebidas, apenas 2.893 foram aplicadas como segunda dose. A superintendente de atenção aos municípios, Leila Santos, fez um apelo para que pais e responsáveis completem o esquema vacinal, lembrando que a segunda dose é fundamental para garantir a eficácia da imunização.
Fonte: SESAPI
- Ataques Golpistas: Uma análise por Arnaldo Eugênio, Doutor em Antropologia
- Prefeito Pedro Gomes de José de Freitas realizou uma visita a uma das frentes do Programa Cidade + Limpa
- Acidente na Av. Zequinha Freita, zona Leste de Teresina deixa motociclista ferido e causa congestionamento
- Prefeito de Teresina, Silvio Mendes, determina levantamento de dívidas e busca soluções para reestruturar a administração municipal
- Strans inicia recadastramento obrigatório para taxistas e mototaxistas em Teresina