Nesta quinta-feira (01.07.24), às 9h, na sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em Brasília, ocorrerá a assinatura do acordo de adesão de 11 estados ao Protocolo Nacional de Atuação Unificada de Recuperação de Celulares Furtados ou Roubados (Procel). Esta assinatura marca a expansão nacional do Projeto de Recuperação de Celulares do Estado do Piauí, que se destacou no combate ao roubo e furto de celulares.
O programa resultou na recuperação de mais de 7 mil aparelhos em um ano e meio e contribuiu para uma redução de 42% nos roubos de celulares durante os primeiros cinco meses deste ano, comparado ao mesmo período do ano anterior.
Os 11 estados selecionados para a adesão ao protocolo, além do Piauí, são Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins. A escolha desses estados foi baseada na utilização do procedimento policial eletrônico (PPE) da Plataforma Sinesp.
A implementação do protocolo nacional seguirá o modelo bem-sucedido do Piauí e incluirá várias etapas investigativas e operacionais, com o objetivo de recuperar celulares furtados e identificar os responsáveis por sua receptação, desarticulando o ciclo de crimes e fortalecendo a segurança pública.
Além da assinatura do protocolo, o MJSP lançará a 2ª edição da Jornada Nacional de Integração de Dados, que visa realizar visitas estratégicas para identificar as necessidades de integração e negociar a implementação do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (Sinesp), além de promover a melhoria dos dados fornecidos pelos estados.