Teresina terça-feira, 7 janeiro, 2025

Search
Close this search box.

Artesanato Piauiense cresce e expande fronteiras com feiras e reformas no Centro de Artesanato Mestre Dezinho

Artesanato Piauiense é destaque em feiras/Foto: Reprodução – Gov PI

O artesanato piauiense tem conquistado novos mercados consumidores em todo o país, graças a projetos e políticas públicas que incentivam sua participação em feiras e eventos nacionais. De acordo com dados da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), a comercialização de produtos artesanais durante essas exposições gerou, em 2024, a impressionante cifra de R$ 723.464,73, representando um crescimento de aproximadamente 44% em comparação com o ano anterior. Esse aumento não só reflete a popularidade crescente do artesanato local, mas também a criação de novas oportunidades de trabalho diretas e indiretas, impulsionadas por iniciativas de capacitação técnica.

Centro de Artesanato Mestre Dezinho está sendo reformado/Foto: Reprodução – GOV PI

O artesão santeiro Josielton Sousa, que participa de feiras nacionais, ressaltou a importância desses eventos para divulgar o artesanato do Piauí. “As feiras são fundamentais para continuar a divulgação da nossa arte e criar uma rede de contatos que fortalece ainda mais o setor”, afirmou. Sousa é um dos muitos artesãos que, com o apoio dessas iniciativas, vêm expandindo o alcance de seus trabalhos e o reconhecimento da arte santeira piauiense.

Paralelamente, a Central de Artesanato Mestre Dezinho, um dos principais centros culturais de Teresina e dedicado à comercialização e divulgação do artesanato local, está passando por reformas significativas para melhorar a infraestrutura e o conforto de artesãos e visitantes. O espaço, que homenageia o mestre artesão Dezinho, passa por melhorias no auditório, que receberá iluminação especializada e novo sistema de som, além de revestimentos acústicos. O pátio interno será totalmente reformado, com pavimentação acessível e ampliação da iluminação, transformando o local em uma excelente opção para eventos culturais e lazer noturno.

O objetivo das reformas é proporcionar mais conforto e visibilidade ao artesanato piauiense. Segundo o coordenador da Central, Ícaro Machado, “as obras buscam trazer mais visibilidade para o artesanato do Piauí e melhores condições para os artesãos, lojistas e o público em geral”. A previsão é que as reformas sejam concluídas em 2025, consolidando a Central de Artesanato Mestre Dezinho como um ponto de referência para a cultura e arte do estado.