Desde junho de 2024, a Polícia Militar do Piauí (PMPI) conta com um novo sistema de radiocomunicação, que integra recursos de voz, dados, GPS e inteligência artificial, garantindo mais agilidade e eficácia nas operações policiais. Já foram entregues cerca de 600 rádios digitais para a capital e litoral do estado, beneficiando todas as forças de segurança. A segunda fase do projeto, prevista para janeiro de 2025, incluirá a distribuição de mais 900 unidades para os demais municípios.
O Comandante-Geral da PMPI, Coronel Scheiwann Lopes, destacou que a modernização representa um marco histórico para a segurança pública, proporcionando uma comunicação mais clara e instantânea entre as equipes, ampliando a cobertura e melhorando a gestão das operações, especialmente em áreas remotas.
Além de viaturas, os rádios digitais estão sendo utilizados nas mochilas táticas em operações de campo. O Capitão Josué Menezes, chefe do Setor de Telecomunicações da PMPI, explicou que o novo sistema tem proporcionado uma cobertura eficiente, especialmente na região metropolitana de Teresina e no litoral do Meio Norte, com planos de expandir para outras áreas, incluindo o Semiárido e o Cerrado.
O sistema, que não depende de operadoras de celular, supera as limitações de cobertura de telefonia móvel e garante maior segurança nas operações, fortalecendo a atuação das forças de segurança em todo o estado.
- Bombeiros Militares do Piauí registram aumento nas ocorrências e melhorias no atendimento em 2024
- Principais informações sobre a evolução da COVID-19, cinco anos pós-pandemia, e os desafios no tratamento
- Impactos do uso de telas em crianças: novas diretrizes e preocupações
- Verão exige atenção redobrada na prevenção contra as micoses
- Morre o ator Ney Latorraca aos 80 anos em decorrência de câncer de próstata