Teresina terça-feira, 24 dezembro, 2024

Search
Close this search box.

Ponte desaba na divisa entre Maranhão e Tocantins, deixando dois mortos e oito desaparecidos

Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira após desabamento/Foto: Francisco Sirianno/Grupo Mirante

Na tarde deste domingo (22), a ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados do Maranhão e Tocantins, desabou sobre o rio Tocantins, resultando na morte de duas pessoas e deixando oito desaparecidas. A Defesa Civil de Estreito, no Maranhão, confirmou as vítimas fatais: Alana, uma jovem de 25 anos, e Marçon Gley Ferreira, de 42 anos, ambos em motocicletas no momento do colapso.

O acidente envolveu três motos, três caminhões e um carro que estavam sobre a parte central da ponte que cedeu. Entre os desaparecidos estão duas crianças, duas mulheres e quatro homens. As autoridades informaram que os motoristas dos três caminhões estão entre os desaparecidos. No veículo de passeio, um casal e uma criança estavam presentes; o homem foi resgatado e está internado, enquanto a mulher e a criança seguem desaparecidas.

A ponte, construída na década de 1960 e com 533 metros de extensão, faz parte da BR-226 e é um importante elo do corredor rodoviário Belém-Brasília, ligando as cidades de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO). Nas últimas semanas, motoristas que utilizavam a ponte vinham denunciando suas más condições, e um vídeo gravado por um morador no dia anterior ao colapso alertava para o risco de desabamento.

As buscas por sobreviventes foram temporariamente suspensas devido ao risco químico, já que um dos caminhões envolvidos transportava ácido sulfúrico. As operações foram retomadas posteriormente com o uso de botes, porém sem a presença de mergulhadores.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que o desabamento foi causado pelo colapso do vão central da ponte, e a causa exata do incidente ainda está sob investigação. A estrutura foi completamente interditada, e motoristas estão sendo orientados a utilizar rotas alternativas, como a estrada Darcinópolis/TO a Luzinópolis/TO e a BR-010/MA.

Imagens gravadas por um vereador de Aguiarnópolis no momento do desabamento mostram a estrutura cedendo, revelando rachaduras que já vinham sendo observadas por quem passava pelo local. Segue vídeo do momento exato, gravado pelo vereador Elias Júnior: