O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) emitiu um alerta sobre um novo golpe que tem enganado motoristas no estado, com notificações falsas sobre a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O crime, identificado como phishing, utiliza mensagens fraudulentas enviadas por e-mail ou SMS, sugerindo que o motorista perderá a CNH caso não clique em um link indicado na mensagem.
De acordo com o delegado Humberto Mácola, da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), após clicar no link, a vítima é redirecionada a um site falso ou a um WhatsApp, onde é informado sobre um débito inexistente e, posteriormente, induzida a fazer um pagamento. O delegado alertou que, ao pagar, o motorista percebe que não havia qualquer problema com a CNH.
O Detran-PI reforçou que não realiza notificações por SMS, e-mail ou aplicativos de mensagens. A recomendação para os motoristas é ignorar qualquer aviso suspeito e, em caso de dúvida, acessar o site oficial do Detran ou utilizar o aplicativo do Governo do Estado, que oferece informações seguras sobre a situação da CNH.
O delegado ainda ressaltou a importância de denunciar os golpes, pois isso ajuda a Polícia Civil a rastrear os criminosos. Algumas dicas para evitar cair no golpe incluem verificar se o link enviado possui o domínio “.gov.br” (padrão de órgãos públicos), identificar erros de gramática ou pontuação na mensagem e desconfiar de qualquer senso de urgência criado pelos golpistas.
- Caixa Econômica Federal realiza pagamento do Bolsa Família de Dezembro com novos benefícios e inclusões
- Especialistas apoiam restrição ao uso de celulares nas escolas e destacam benefícios para a interação social e aprendizado
- Dia do Forró: Dominguinhos, gênio da sanfona e seu legado musical
- Jovem de 16 anos conquista aprovação no IME, um dos vestibulares mais difíceis do Brasil
- Mulher que foi presa por participação em execução de irmãs em Teresina, assume estar no ‘interrogatório’, mas nega ter participado