O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 79 anos, passou por uma cirurgia para drenagem de um sangramento no cérebro na madrugada desta terça-feira (10/12), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O procedimento foi realizado após o presidente apresentar sinais de mal-estar, como dor de cabeça intensa, que o levou ao hospital ainda durante a madrugada.
De acordo com o cardiologista Roberto Kalil, o presidente Lula está acordado, conversando normalmente e se alimentando. A cirurgia foi uma trepanação, em que foram feitos pequenos orifícios no crânio para retirar o hematoma localizado entre o cérebro e a membrana meníngea. O neurocirurgião Marcos Stavale explicou que o hematoma foi removido, descomprimindo o cérebro, que permanece com as funções neurológicas preservadas, portanto, o presidente não teve comprometimento cerebral e deve permanecer na UTI por três dias por precaução, com o dreno por 48h a 72h.
Conforme o informado pelos médicos, os boletins médicos sobre o estado de saúde do presidente serão divulgados diariamente, com autorização do Palácio do Planalto. A previsão é de que ele retorne a Brasília na próxima semana, dependendo da evolução de seu quadro.
- Sargento da Polícia Militar do Piauí é baleado em tentativa de latrocínio e segue internado em estado grave
- Luiz Eduardo Baptista é eleito presidente do Flamengo até 2027 em eleição histórica
- Polícia Militar do Piauí realiza prisão por porte ilegal de arma de fogo e com mandado de prisão em Picos
- Homem que matou ex-companheira a facadas na frente do filho de 4 anos e é encontrado morto em Pajeú
- Presidente Lula é internado de emergência em São Paulo para drenagem de hematoma