Embora nossos pensamentos influenciem diretamente nosso humor, comportamentos e reações físicas, o pensamento positivo, por si só, não é uma solução definitiva para os desafios da vida. Na verdade, ao tentar manter apenas pensamentos positivos em momentos de grande tensão emocional, corremos o risco de ignorar sinais importantes de que algo está errado.
Na Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), uma abordagem consolidada da Psicologia, é fundamental analisar uma situação sob várias perspectivas. Avaliar os problemas a partir de diferentes ângulos — positivos, negativos e neutros — pode nos conduzir a conclusões mais equilibradas e abrir caminho para soluções mais eficazes.
Nossos pensamentos automáticos, que surgem de forma espontânea e involuntária, estão sempre presentes. Para identificá-los, é importante prestar atenção ao que se passa em nossa mente durante momentos de fortes emoções ou reações intensas.
Fazer o exercício de questionar e refletir sobre esses pensamentos pode ser transformador. Algumas perguntas podem ajudar nesse processo:
- Já vivi uma experiência que mostre que esse pensamento não é sempre verdadeiro?
- Se meu melhor amigo ou alguém que amo estivesse pensando assim, o que eu diria para ele(a)?
- Se alguém que se importa comigo soubesse desses pensamentos, o que me diriam? Que evidências me apresentariam para desafiar minhas crenças?
- Já enfrentei algo parecido antes? O que aprendi com essa situação que pode me ajudar agora?
- Existe outra forma de interpretar essa situação? Há alternativas?
- Estou tirando conclusões precipitadas?
É importante lembrar: pensamentos não são fatos. Questioná-los e analisá-los sob diferentes óticas é o caminho para uma compreensão mais ampla e verdadeira da realidade.
Psicologia em perspectiva: Reflexões e Análises do ser humano
•Rafaelle Lima dos Reis Alves
•Psicóloga clínica
•Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental
•Foco em Transtornos Ansiosos, Depressão, Bipolar, TDAH.
* Atendimento on-line para jovens, adultos e idosos.