O Ministério da Saúde anunciou a antecipação de 1,8 milhão de unidades de insulina para reforçar os estoques do Sistema Único de Saúde (SUS) ainda em dezembro. A medida, fruto de um acordo com a Novo Nordisk, fabricante do medicamento, visa assegurar a continuidade do tratamento para pacientes que dependem do insumo na rede pública.
Com o novo cronograma, 93% do volume contratado para 2023 será entregue até o fim do ano, superando a previsão inicial de 50%. A fábrica da Novo Nordisk em Montes Claros (MG), maior produtora de insulina da América Latina, será responsável pela produção do lote.
O Ministério destacou que a oferta regular de insulina pelo SUS foi mantida ao longo de 2023, mesmo diante de uma crise global de fornecimento. Até outubro, foram distribuídas mais de 60 milhões de unidades de insulina NPH e regular em frascos e canetas para estados e municípios brasileiros.
A pasta orienta que pacientes com dificuldade de acessar o medicamento nas farmácias privadas ou pelo programa Farmácia Popular procurem o SUS para garantir o tratamento necessário.
- Silvio Mendes anuncia reforma administrativa com redução de cargos e economia de R$ 11 milhões
- Contas de Energia no Piauí terão redução de 4,28% a partir de segunda-feira (2)
- Teresina recebe lançamento do Programa Rouanet Nordeste com investimento de até R$ 50 milhões
- DRACO atinge marca de 1.000 prisões em combate ao crime organizado no Piauí
- Botafogo vence por 3 a 1 o Palmeiras e reassume liderança do Brasileirão 2024