Teresina quarta-feira, 25 dezembro, 2024

Search
Close this search box.

Memorial Esperança Garcia sedia a 39ª Festa da Beleza Negra em celebração ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

O Memorial Esperança Garcia, espaço histórico de resistência e promoção da cultura afro-brasileira, foi palco, nesta sexta-feira (22), da 39ª edição da Festa da Beleza Negra, um evento que, a cada ano, reafirma o orgulho e a força das tradições e da ancestralidade negra no Piauí. Em comemoração ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a festa, com o tema “Força Ancestral”, contou com uma programação rica em atividades culturais, como apresentações de dança, rodas de capoeira, shows musicais e a tradicional Feira Preta.

O evento começou às 19h, reunindo diversas expressões culturais, incluindo os grupos de dança Ijexá e Ylu Ayê, além de performances de capoeira e apresentações de músicos locais, como Irmãos Bezerra, Rafamax e Preto Kedé. A Feira Preta, que reúne artesanato, moda e gastronomia afro-brasileira, foi outro grande atrativo, com bancas de empreendedores e artesãos negros, que expuseram seus trabalhos feitos à mão, como peças de bambu e adornos que representam a cultura e a espiritualidade afro-brasileira.

Em entrevista, Antônia Aguiar, coordenadora do Memorial Esperança Garcia, destacou a importância da festa, não apenas como uma celebração cultural, mas também como um espaço de empoderamento e afirmação da identidade negra. “É um espaço de reafirmação, onde as pessoas celebram a beleza negra sem competições. Aqui, todos são valorizados, e o ambiente promove empoderamento e diálogo social”, afirmou.

A Festa da Beleza Negra também contou com a presença de Juvan Quadros, produtor e coordenador do Grupo Coisa de Nêgo, que ressaltou a relevância do evento para o fortalecimento da cultura afro no Piauí. “É uma grande celebração que traz alegria, beleza, poesia, música e todas as expressões culturais negras do Piauí. Além de valorizar a nossa cultura, também é um momento de promover a inclusão e o protagonismo negro”, afirmou Juvan.

A festa teve um caráter simbólico ainda mais forte ao ser realizada no Memorial Esperança Garcia, que carrega o nome da heroína negra piauiense. Inaugurado em 2007 e renomeado em 2017, o memorial é um marco de resistência e um local de identidade e acolhimento para o movimento negro. Para Antônia Aguiar, o memorial oferece a estrutura ideal para a realização de eventos como a Festa da Beleza Negra. “Este espaço é essencial para o fortalecimento da ancestralidade e da cultura afro-brasileira”, destacou.

Além da festa, o Memorial Esperança Garcia sediará, nos próximos dias 25 e 26 de novembro, a 3ª edição da Balada Literária, que trará uma combinação de apresentações musicais e atividades literárias. A Festa da Beleza Negra é realizada pelo Grupo Coisa de Nêgo, com patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e apoio da TV Garrincha.

A festa não só comemorou a cultura afro-brasileira, mas também representou um importante momento para a reflexão sobre políticas públicas de valorização da diversidade cultural. Com um público diverso, o evento também serviu para mostrar a força da população negra do Piauí e seu protagonismo em várias esferas sociais.

Como Juvan Quadros frisou, “Essa festa é um marco histórico da nossa luta. Estamos conquistando um espaço de destaque no calendário nacional e, com isso, ganhando visibilidade e respeito pela nossa cultura, que é para todos, sem preconceito, com muita alegria e força”.