Teresina quarta-feira, 25 dezembro, 2024

Search
Close this search box.

INSS inicia pagamento da folha de novembro com escalonamento até 6 de dezembro

 

 

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou, nesta segunda-feira (25/11), o pagamento da folha referente ao mês de novembro. Os créditos serão realizados de forma escalonada, em dias úteis, e seguirão até o dia 6 de dezembro. O cronograma é definido de acordo com o número final do cartão do benefício, sem considerar o dígito verificador após o traço.

Calendário de pagamento

Os beneficiários que recebem até um salário mínimo serão os primeiros contemplados. Aqueles com o cartão de benefício terminado em 1 terão o valor disponível no dia 25 de novembro, enquanto os demais seguirão na sequência até o dia 6 de dezembro, quando será a vez de quem tem o cartão com final 0.

Para segurados que recebem acima do piso nacional, os pagamentos começarão no dia 2 de dezembro, contemplando os benefícios com final 1 e 6, e seguirão até o dia 6 de dezembro para os finais 5 e 0. Caso haja feriado municipal, estadual ou federal, o depósito será realizado no dia útil seguinte.

Situação especial no Rio Grande do Sul

Os beneficiários do Rio Grande do Sul continuarão a receber o pagamento no primeiro dia do calendário enquanto perdurar o estado de calamidade pública decretado devido às enchentes que atingiram o estado em maio.

Informações sobre valores e consulta

Mensalmente, o INSS paga cerca de 40 milhões de benefícios. Na folha de outubro, 28,2 milhões de segurados receberam valores equivalentes ao salário mínimo, enquanto 12,3 milhões receberam acima do piso nacional.

Os beneficiários podem consultar os valores a serem recebidos pelo site ou aplicativo Meu INSS, ou ainda ligar para a Central 135. É necessário ter em mãos o CPF e informações cadastrais para garantir a segurança do acesso.

13º salário e alerta contra boatos

Este ano, o governo federal antecipou o pagamento das duas parcelas do 13º salário para 33,6 milhões de beneficiários. Para aqueles que tiveram o benefício implantado após junho, o valor proporcional será adicionado em parcela única. Entretanto, o INSS alerta que informações sobre um suposto 14º salário ou folha extra do 13º salário são falsas.

A instituição reforça a importância de buscar informações diretamente nos canais oficiais para evitar a disseminação de fake news e proteger os direitos dos segurados.