Teresina quarta-feira, 25 dezembro, 2024

Search
Close this search box.

Suspensão da Operação Carro-Pipa afeta 275 mil pessoas em 70 cidades da Paraíba

A suspensão temporária da Operação Carro-Pipa, anunciada pelo Governo Federal na última sexta-feira (22/11), tem causado grande apreensão na Paraíba. A interrupção, prevista para esta segunda-feira (25), impactará diretamente cerca de 275 mil pessoas em 70 municípios, especialmente em áreas do semiárido, onde a operação é a única fonte de abastecimento emergencial de água.

De acordo com o Exército, responsável pela distribuição de água, a medida foi necessária devido a problemas de rubrica orçamentária e falta de repasses financeiros. O Escritório Regional do Primeiro Grupamento de Engenharia enviou comunicados aos coordenadores da Defesa Civil, informando sobre a paralisação e destacando a gravidade da situação, em um período de altas temperaturas e aumento da demanda por água.

Murilo Galdino (Republicanos), coordenador da bancada federal paraibana, revelou preocupação com a decisão e informou que está buscando soluções junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional. “A informação que recebi é que se trata de uma questão orçamentária e que será resolvida o mais rápido possível. Assim que estiver em Brasília, irei pessoalmente ao ministério para cobrar o retorno das atividades. A bancada está atenta e engajada nessa questão”, declarou.

A suspensão tem mobilizado lideranças locais e gestores municipais, que alertam para as sérias consequências da falta de abastecimento. Gerônio Neto, coordenador da Defesa Civil de Junco do Seridó, destacou o risco de uma tragédia humanitária, caso não sejam tomadas medidas rápidas. “As comunidades atendidas pelo programa dependem exclusivamente desses carros-pipas. Sem água, a situação se torna insustentável”, afirmou.

DESTAQUES DO DIA