O Censo Demográfico, divulgado nesta quinta-feira (21/11) pelo IBGE, revelou que os bairros Angelim, Itararé e Mocambinho são os mais populosos de Teresina, destacando-se também entre os mais densamente habitados no estado do Piauí. Com base nos dados mais recentes, o bairro Angelim, localizado na Zona Sul da cidade, lidera com 43.092 habitantes, representando 5% da população total de Teresina.
O Censo também comparou a população dos bairros com as de outros municípios do Piauí, e o Angelim se destaca por ser mais populoso do que a maioria das cidades do estado, superando 215 municípios piauienses, e só ficando atrás de nove cidades no número de habitantes.
A seguir, os cinco bairros mais populosos da capital:
- Angelim – 43.092 habitantes
- Itararé – 31.857 habitantes
- Mocambinho – 24.132 habitantes
- Santa Maria – 21.923 habitantes
- Parque Brasil – 16.985 habitantes
Em contraste, os bairros com as menores populações da cidade incluem áreas como Santa Rosa, com apenas 9 habitantes, e Redonda, com 72. A lista completa dos bairros com menos moradores é a seguinte:
- Santa Rosa – 9 habitantes
- Redonda – 72 habitantes
- Livramento – 339 habitantes
- Zoobotânico – 624 habitantes
- Embrapa – 698 habitantes
O IBGE ressaltou que a delimitação da população por bairro foi registrada apenas em municípios onde há leis sancionadas para definir as áreas territorialmente, e no Piauí, apenas 25 cidades cumpriam essa exigência até o ano de 2022.
Esses dados ajudam a refletir sobre a distribuição populacional e as características demográficas dos bairros de Teresina, fornecendo informações essenciais para o planejamento urbano e políticas públicas voltadas à melhoria da infraestrutura e qualidade de vida nos diversos setores da cidade.
- Polícia realiza prisões e apreensão de drogas em operação contra tráfico em Esperantina
- Governo do Piauí envia à ALEPI novo projeto de lei contra tortura e defende direitos humanos
- Semarh inicia fiscalização do defeso da Piracema na bacia do Rio Parnaíba
- Carreata de Luz dos Correios chega ao Piauí para celebrar 35 anos da maior campanha de natal do Brasil
- Justiça suspende concurso para professores da Semec de Teresina e determina reaplicação das provas didáticas