Teresina terça-feira, 24 dezembro, 2024

Search
Close this search box.

Nova estação de metrô no Colorado promete facilitar a vida de quem mora na zona sudeste de Teresina

Nova estação de trem é inaugurada no bairro Colorado, zona sudeste de Teresina/Foto: Reprodução  

A espera acabou para os moradores da Zona Sudeste de Teresina. A nova estação do metrô no bairro Colorado foi finalmente inaugurada nesta última terça-feira (12/11) e já começa a facilitar a vida de quem depende do transporte público na região. Essa é a primeira etapa do projeto de expansão do metrô, que vai ligar cinco bairros ao restante da cidade com uma linha de 2,5 km de extensão, conectando a Estação Colorado à Estação Boa Esperança e passando por bairros como Gurupi, São Sebastião e Renascença.

Com um investimento de R$ 9 milhões, essa nova estação foi projetada para beneficiar diretamente mais de 3 mil pessoas que, a partir de agora, vão contar com um deslocamento mais rápido e eficiente. A ideia é que essa nova linha alivie o trânsito nas principais avenidas da cidade, reduzindo o tempo de viagem e dando mais conforto aos passageiros.

A obra faz parte de um projeto maior, que terá investimento total de R$ 600 milhões. Segundo o governador Rafael Fonteles, além de novas estações, a meta é duplicar a linha de 13,5 km que vai do bairro Itararé ao Centro de Teresina, permitindo que dois trens operem em sentidos opostos ao mesmo tempo. Com isso, o número de passageiros por dia pode saltar de 4 mil para 12 mil, e a previsão é que o tempo de viagem caia pela metade.

A partir de janeiro de 2025, o governo pretende implementar a tarifa zero no metrô de Teresina, tornando o transporte totalmente gratuito para a população. A ideia é tornar o metrô uma alternativa real e acessível para os teresinenses.

Além da nova estação, outras melhorias estão no pacote. As estações Alberto Silva, Frei Serafim, Boa Esperança, Renascença e Itararé passarão por reformas, e um Centro de Controle de Operações será criado para monitorar o movimento dos trens em tempo real. Outra obra importante é o rebaixamento da Avenida Higino Cunha, que permitirá uma passagem inferior para facilitar o fluxo dos trens.