O coronel Ricardo Pires de Almeida, da Polícia Militar do Piauí, que estava preso preventivamente acusado de abusar sexualmente de uma criança de apenas 11 anos, foi liberado na última sexta-feira (8/11) por ordem do desembargador Joaquim Santana, do Tribunal de Justiça do estado.
Entenda o caso
Ricardo Pires foi preso no dia 31 de outubro, após ser acusado de estuprar uma menina na cidade de Paulistana, no Sul do estado. Segundo relatos, o crime teria acontecido na casa dos avós paternos da criança enquanto a mãe dela estava trabalhando. Foi a própria mãe quem denunciou o abuso, compartilhando um vídeo nas redes sociais onde conta detalhes sobre o ocorrido, pedindo apoio para proteger a filha.
Com a denúncia ganhando repercussão, promotor Assuero Stevenson, titular da 9ª Vara Criminal de Teresina, de Auditoria Militar, encarregado de analisar a denuncia, e a apuração de outro possível caso que uma menina de 10 anos também teria sido vítima do mesmo oficial.
A liberdade do coronel
A prisão preventiva do coronel havia sido determinada pelo juiz Samuel Roberto Carvalho Lima, da Central Regional de Inquérito de Picos. No entanto, menos de duas semanas depois, a decisão foi revertida por Joaquim Santana, desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí, o que permitiu que o coronel respondesse ao processo em liberdade.
- Um risco estatal: Uma análise por Arnaldo Eugênio, Doutor em Antropologia
- Pix passa a exigir autorização do Banco Central: Mudanças valem a partir de 2025
- Vinte detentos fugiram da Penitenciária Irmão Guido em Teresina; Três já foram recapturados
- Concurso da Semec de Teresina homologa resultado final e garante 611 novos professores para a rede municipal