O Brasil registrou um número recorde de pedidos de demissão em 2024, impulsionado principalmente por jovens que buscam mudar de carreira ou iniciar seus próprios negócios. Segundo um levantamento da Fundação Getulio Vargas (FGV), de 100 pedidos de demissão analisados, 30 foram de jovens entre 18 e 24 anos, tornando essa faixa etária a mais propensa a abandonar o emprego em busca de novas oportunidades.
Entre janeiro e setembro, foram registrados 6,5 milhões de pedidos de demissão no país, um crescimento expressivo em relação aos últimos anos. Esse movimento reflete um mercado de trabalho aquecido, que oferece mais possibilidades tanto no empreendedorismo quanto no trabalho formal para profissionais qualificados.
De acordo com Janaina Feijó, pesquisadora da FGV Ibre, o aumento médio dos salários e as melhores oportunidades para desenvolvimento profissional têm incentivado, especialmente os jovens, a buscarem novos rumos. Em 2024, o número de jovens que decidiram deixar seus empregos cresceu 15% em comparação a 2023, destacando-se como uma das maiores taxas de desligamento voluntário já registradas.
O cenário atual sugere uma nova fase de dinamismo no mercado brasileiro, em que os trabalhadores, principalmente da geração mais jovem, estão cada vez mais inclinados a buscar projetos que alinhem com suas aspirações pessoais e profissionais.
- Tribunal anula sentença de homem condenado por feminicídio em Teresina, mas mantém prisão preventiva
- Advogada Caroline Azeredo é suspensa pela OAB/DF após suspeitas de esquema de venda de decisões judiciais no STJ
- Sesapi promove “Dia D de combate ao câncer de boca” com lançamento de aplicativo inovador
- Pesquisa aponta que maioria dos municípios piauienses atingiu meta de controle de Dengue e Chikungunya
- Operação Rastreados: SSP/PI realiza ações de combate à receptação de veículos roubados em Esperantina