Teresina quinta-feira, 14 novembro, 2024

Search
Close this search box.

Pesquisa aponta que maioria dos municípios piauienses atingiu meta de controle de Dengue e Chikungunya

Os resultados da terceira etapa da pesquisa entomológica LIRAa/LIA de 2024, conduzida entre setembro e outubro, revelam um panorama positivo no combate à proliferação de dengue e chikungunya em Piauí. Dos 221 municípios participantes, 190 atingiram um nível satisfatório de controle, mas 29 cidades ainda se encontram em estado de alerta, enquanto duas — Alagoinha do Piauí e Morro Cabeça no Tempo — foram classificadas em situação de risco, com índices de infestação predial (IIP%) iguais ou superiores a 4%. Três municípios não enviaram seus dados para a pesquisa.

A avaliação, que analisa a presença de larvas dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus em imóveis, permite uma visão detalhada da situação nos municípios, facilitando ações específicas de combate ao mosquito. Ocimar Alencar, supervisor de entomologia da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), explica que esses dados são fundamentais para a tomada de decisões estratégicas. “Manteremos o suporte aos municípios, reforçando as atividades de enfrentamento onde há alerta e risco para surto ou epidemia, identificando e eliminando focos dos mosquitos vetores”, disse.

A Sesapi já planeja ações de fortalecimento junto aos municípios para intensificar a eliminação de criadouros. Amélia Costa, coordenadora de epidemiologia, ressalta a importância da participação conjunta da população no combate ao Aedes aegypti. “Precisamos de todos para combater os focos de mosquito em nossas cidades. Teremos mais uma etapa de pesquisa este ano e esperamos que os índices continuem melhorando”, destacou.

A próxima etapa de monitoramento começa em 11 de novembro, com um prazo até 6 de dezembro para o envio das informações, permitindo à Sesapi um monitoramento contínuo e aprimorado na luta contra as arboviroses no estado.