Teresina quinta-feira, 14 novembro, 2024

Search
Close this search box.

Desistir ou Persistir? Analisando o papel do autoconhecimento nas grandes decisões da vida com a Psicóloga Rafaelle Reis

A falta de clareza dos propósitos de vida dificulta escolher seus objetivos e decidir no que focar. Entender que fracassar também faz parte do processo, por mais desmotivante que seja. Algumas crenças limitantes (desadaptativas) interfere no seus pensamentos e consequentemente em suas ações. Buscar uma melhor compreensão de si, o autoconhecimento é primordial para saber aonde se quer chegar.

Ninguém gosta de errar ou perder. A decisão sobre objetos e metas precisam estar bem alinhadas e claras para você ter certeza aonde quer chegar e mais claro ainda, que no caminho pode haver barreiras e desafios. Seja de continuar insistindo com algo que você não está conseguindo ou de nem ter iniciado, no entanto, isso acaba gerando frustrações e mal estar. Ocasionando também é uma possível desistência!

Pondere e coloque em uma balança os prós e contras de continuar focando nessa meta. Após essa atividade ficará mais claro para tomar sua decisão, pois a falta de clareza nos propósitos e a presença de crenças limitantes podem obscurecer o caminho, dificultando nossa capacidade de traçar metas e de saber onde realmente queremos chegar. O autoconhecimento, nesse sentido, torna-se um aliado poderoso, ajudando-nos a entender melhor nossos próprios desejos, limitações e forças. 

 

Psicologia em perspectiva: Reflexões e Análises do ser humano

•Rafaelle Lima dos Reis Alves
•Psicóloga clínica
•Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental
•Foco em Transtornos Ansiosos, Depressão, Bipolar, TDAH.
* Atendimento on-line para jovens, adultos e idosos.