Teresina quinta-feira, 26 dezembro, 2024

Search
Close this search box.

Homem é indiciado por feminicídio e furto após morte de idosa em Teresina

Maria de Jesus dos Santos, de 73 anos e Francisco Firmino de Assis, de 44 anos/Foto: Reprodução

Em um caso de extrema violência, Francisco Firmino de Assis, de 44 anos, foi indiciado na quinta-feira (31/10) por feminicídio e furto, após a morte de sua companheira, Maria de Jesus dos Santos, de 73 anos. O crime ocorreu no dia 21 de outubro, no residencial Parque Brasil III, na Zona Norte de Teresina.

A idosa foi encontrada morta e amarrada no banheiro de sua residência. A polícia constatou que Francisco espancou e estrangulou a vítima antes de roubar seu carro, televisão e celulares. Segundo a delegada Nathalia Figueiredo, do Núcleo de Feminicídio do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), o objetivo do suspeito era assassinar Maria, e não cometer um latrocínio, já que ele tinha livre acesso aos pertences dela.

Francisco, que já possuía um histórico criminal, incluindo uma tentativa de assassinato contra sua própria filha em 2015, foi preso na noite de 23 de outubro, dois dias após o crime. Durante o interrogatório, ele confessou os atos e demonstrou indiferença em relação à morte da idosa, apesar de afirmar que ela o tratava bem.

A investigação revelou que, no dia do assassinato, Francisco deixou Maria desacordada e amarrada, impedindo-a de reagir ao furto. O laudo do Instituto Médico-Legal (IML) apontou lesões graves, incluindo costelas quebradas e sinais de asfixia.

Após a prisão, o carro da vítima foi recuperado, assim como outros itens furtados, que foram encontrados na residência de Francisco. A delegada destacou a crueldade do crime e a dinâmica brutal que o envolveu, refletindo a gravidade da situação e a necessidade de uma resposta rigorosa contra a violência de gênero.