Teresina sexta-feira, 27 dezembro, 2024

Search
Close this search box.

Piauí registra altas temperaturas e se destaca no ranking nacional

Cidades do Piauí registam as temperaturas mais quentes do pais/Foto: Reprodução

Na última segunda-feira (28/10), o estado do Piauí se destacou no cenário nacional ao registrar algumas das mais altas temperaturas do Brasil, conforme os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Meteorologia (Inmet). A cidade de Bom Jesus foi a segunda do ranking, atingindo impressionantes 40,3ºC, logo atrás de Boa Vista, em Roraima, que registrou 40,6ºC.

Além de Bom Jesus, outras cidades piauienses também figuraram entre as mais quentes do país. Campo Maior e Oeiras empataram em terceiro lugar, com temperaturas de 40,1ºC. Castelo do Piauí e Piripiri apareceram na sexta e sétima posições, respectivamente, ambas com 39,8ºC. São João do Piauí e Corrente completaram a lista, com 39,5ºC e 39,3ºC.

Diante desse cenário de calor intenso, o Piauí continua sob alerta de baixa umidade. Regiões como Centro-Norte, Norte, Sudeste e Sudoeste do estado estão em atenção, exigindo cuidados redobrados da população. As autoridades recomendam que os moradores mantenham-se hidratados, evitem exposição prolongada ao sol e utilizem hidratantes para a pele. Além disso, é aconselhável buscar maneiras de umidificar o ambiente para amenizar os efeitos do calor extremo.

Em relação à previsão do tempo neste início de novembro na região nordeste,  continua com “a expectativa é de tempo quente e seco em grande parte da região”, de acordo com informações do IMETRO. Contudo, na quinta-feira (31/10), há uma tendência de aumento da nebulosidade, especialmente no oeste e sul da Bahia, sul do Piauí e Maranhão, o que pode gerar instabilidades e resultar em pancadas de chuva isoladas. As condições de chuva também são esperadas no litoral da faixa leste do Nordeste, com acumulados que podem ultrapassar 20 mm, principalmente no sul da Bahia.