O leilão para a concessão dos serviços de abastecimento de água e coleta de esgoto no Piauí está agendado para esta quarta-feira (30/10). A superintendente de Parcerias e Concessões, Monique Menezes, confirmou a nova data, após ajustes no edital em resposta a questionamentos recebidos. O certame estava inicialmente marcado para 14 de agosto na Bolsa de Valores de São Paulo.
Com um investimento estimado em aproximadamente R$ 8,6 bilhões ao longo de 35 anos, a concessão buscará assegurar uma ampla cobertura dos serviços. Um dos principais critérios para a seleção da empresa concessionária será o maior desconto nas tarifas. A meta é alcançar 90% de cobertura de esgotamento sanitário e 99% no abastecimento de água.
O leilão está sob a responsabilidade da Microrregião de Água e Esgoto do Estado do Piauí (MRAE) e envolve a gestão de mais de 5.253 km de rede de água e 601 km de rede de esgoto. Vale destacar que a zona urbana da capital, Teresina, não será incluída no processo, pois já conta com um sistema gerido pela empresa Aegea.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), explicou que a atual estatal, Agespisa, não possui mais capacidade financeira para operar o sistema no estado, o que torna necessária a concessão. Ele também mencionou o interesse de várias empresas no projeto, ressaltando que ajustes foram feitos para esclarecer pontos questionados no edital.
- Meta lança Assistente Virtual Meta AI no WhatsApp: Como ativar, usar e desativar
- PRF de Bom Jesus garante segurança e cuidados para homem com Transtorno Bipolar; Homem desorientado fugiu de casa, em Natal (RN)
- Ismael Silva é nomeado novo secretário de educação de Teresina e define prioridades para 2025
- Comunidade de Acauã-PI lamenta a perda da enfermeira Leidjane de Melo Lima, aos 43 anos
- Tremor leve é registrado em Domingos Mourão, Piauí, sem riscos para a população