Teresina quinta-feira, 14 novembro, 2024

Search
Close this search box.

Ansiedade natural X patológica; entenda a diferença.

Diferença entre ansiedade natural x ansiedade patológica/Foto: Reprodução

Você já parou para pensar em como, muitas vezes, reagimos sempre da mesma maneira diante das dificuldades?

Imagine uma criança em meio a um tiroteio em plena avenida Brasil no Rio de Janeiro, tremendo de medo, tentando entender o caos ao seu redor. Ou pense em um participante de um reality show, com o coração acelerado, esperando pelo anúncio de quem será ou não eliminado. Esses são apenas alguns exemplos extraordinário de como a ansiedade pode nos invadir de forma repentina e intensa, gerando nervosismo, preocupação e até pânico. Sejam situações extremas como essas ou momentos mais sutis, como enfrentar um trânsito caótico, uma prova decisiva ou os simplesmente ter que enfrentar os desafios diários, a ansiedade nos acompanha de diferentes formas, a ansiedade faz parte da nossa vida.

A verdade é que a ansiedade possui a sua função e importância para todos nós e até nos ajuda em diversas ocasiões, como por exemplo:

👉🏽 Quando nos preparamos para uma prova e dessa forma, estudamos mais;
👉🏽 Participando de um evento ou festa, se organizando e verificando todos preparativos necessários com antecedência;

Aceitar a ansiedade, ao invés de resistir a ela, é o primeiro passo para transformar essa emoção de angustia em uma aliada. Isso significa permitir que ela esteja presente, entendendo suas raízes e aprendendo a conviver de forma mais saudável. Quando conseguimos viver com a ansiedade de maneira natural, sem exageros, ela deixa de ser um obstáculo e passa a ser uma ferramenta de alerta e preparo. Viver com a ansiedade de forma natural e leve, é totalmente possível!

A ansiedade é um estado emocional mais duradouro que ocorre quando as pessoas tentam prever uma situação futura aversiva, imprevisível e incontrolável que percebem como uma ameaça à seus interesses vitais. Quando ela se torna disfuncional (transtorno), tornando-se constante, tende a ser mais exagerada, irrealista, intensa, persistente, generalizada e interfere na vida diária do cotidiano. Os impactos e prejuízos podem ser enormes.

Se você vem vivenciando uma rotina intensa de ansiedade e percebendo prejuízos, busque um profissional de saúde mental (psicólogo ou psiquiatra) para realizar uma avaliação.

 

Blog Saúde e Bem estar: Dra. Rafaelle Reais

•Rafaelle Lima dos Reis Alves
•Psicóloga clínica
•Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental
•Foco em Transtornos Ansiosos, Depressão, Bipolar, TDAH.
* Atendimento on-line para jovens, adultos e idosos.