A Polícia Civil do Piauí anunciou uma nova ferramenta que permite às mulheres vítimas de violência doméstica solicitar Medidas Protetivas de Urgência pela internet. Além da possibilidade de registrar o pedido em qualquer delegacia do estado, agora as vítimas podem utilizar o site da Delegacia Virtual, acessível pelo endereço delegaciavirtual.sinesp.gov.br, para fazer a solicitação de forma rápida e segura.
A delegada Bruna Verena, diretora de Proteção à Mulher e aos Grupos Vulneráveis, destacou a importância dessa nova alternativa, que facilita o acesso à proteção para as mulheres que sofrem violência. Segundo Verena, o novo serviço ajuda a ampliar a segurança e encoraja as mulheres a não se calarem, denunciando seus agressores.
O processo para solicitar a Medida Protetiva de Urgência online é simples: a vítima deve acessar o site (delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/home), selecionar o estado em que mora, clicar na opção “violência doméstica” e fazer login com sua conta gov.br. A partir daí, ela pode relatar o ocorrido e, ao final do processo, solicitar a medida protetiva.
Além dessa nova opção online, as mulheres continuam podendo denunciar agressões pelos canais tradicionais, como o telefone 180 da Central de Atendimento à Mulher, o 190 da Polícia Militar, e também por meio do WhatsApp “Ei mermã, Não se cale” pelo número 0800-000-1673.
DESTAQUES DO DIA
- PRF apreende dois veículos adulterados em ações distintas na BR-316, em Picos (PI)
- Morre professor economista da UFPI Ricardo Alaggio Ribeiro, vítima de câncer
- Governo do Rio anuncia troca de diretoria da Fundação Saúde do Rio de Janeiro após escândalo com transplantes de órgãos infectados
- Homem é preso pela PRF por uso de documento falso e receptação de moto roubada na BR-135
- Após vídeo de PM que mostra delegacia de Jaicós fechada, Secretaria de Segurança instaura correição
Portal Repórter Piauí no Instagram Portal Repórter Piauí no Facebook