Teresina sábado, 16 novembro, 2024

Search
Close this search box.

IV Encontro Nacional Confluências do Teatro Brasileiro acontece em Teresina com homenagens e espetáculos gratuitos a partir de terça-feira (29)

Espetáculo “As Cores da América Latina” (AM) (Hamylle Nobre)

Entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, Teresina será o centro das atenções das artes cênicas no Piauí, com a realização do IV Encontro Nacional Confluências do Teatro Brasileiro – Potência e Ato. O evento, que oferece uma programação diversificada e gratuita, tem como objetivo promover um intercâmbio artístico entre o teatro local e nacional.

Este ano, o festival presta uma homenagem especial à atriz piauiense Lari Salles, por sua relevante contribuição ao teatro brasileiro. A programação contará com espetáculos, oficinas e intervenções urbanas, contemplando diferentes públicos e destacando a riqueza e pluralidade do teatro contemporâneo.

O evento ocupará locais emblemáticos de Teresina, como o Sesc Cajuína e a Biblioteca Cromwell de Carvalho, além de levar arte às ruas do centro da cidade. A abertura será marcada pela intervenção pública “Caretada”, coordenada pelo coreógrafo e artista da dança Datan Izaká, que promete envolver o público de forma surpreendente.

A “Mostra Novas Poéticas” traz destaque para produções locais com dois espetáculos impactantes: “Tudo na Mão de Preto Vira Arma”, de Ark Dias, e o solo experimental “Eu Quero é Dançar da Forma que Me Der em Presença”, de Paulo Beltrão Marathaoã. As obras abordam questões sociais e refletem sobre a identidade piauiense.

Na Mostra Nacional, três grandes espetáculos prometem atrair o público: o irreverente “O Maravilhoso Cabaré” (PR), o premiado “As Cores da América Latina” (AM), vencedor do Prêmio Shell de 2024, e a aclamada peça carioca “Menina Mojubá” (RJ), sucesso de crítica e público.

Além dos espetáculos, o evento oferece atividades formativas, como a Residência Artística Caretada, coordenada por Datan Izaká, e oficinas ministradas por artistas renomados, como as drag queens Juana Profunda e Gabryela Jhones, e o diretor Kiko Rieser. O público infantil também será contemplado com o espetáculo “A Menina e o Boizinho” (PI).

Outro ponto alto do festival será o IV Festival de Performances Confluências, que premiará as melhores criações no tema “Corpo e Mídias Sociais”. O encerramento ficará por conta dos shows das bandas Validuaté e Teófilo Lima, que celebrarão a certificação do Coletivo Piauhy Estúdio das Artes como Ponto Nacional de Cultura.

Com patrocínio de diversas instituições culturais e comerciais, o evento reforça a importância da arte como ferramenta de desenvolvimento social e cultural. Para Adriano Abreu, diretor do projeto, “essa é uma oportunidade de interação entre os artistas e a cidade, proporcionando momentos de alegria e reflexão para todos”.

DESTAQUES DO DIA

 

 Portal Repórter Piauí no Instagram    Portal Repórter Piauí no Facebook