Teresina sábado, 16 novembro, 2024

Search
Close this search box.

Justiça Itinerante oferece serviços gratuitos à população de Teresina a partir desta segunda-feira (21)

Justiça Itinerária oferecerá serviços gratuitos nesta segunda-feira (21) até sexta-feira (25)/Foto: Reprodução – TJPI

A partir desta segunda-feira (21/10), a Justiça Itinerante inicia mais uma série de atendimentos gratuitos no Centro Administrativo do bairro São Pedro, em Teresina. Os serviços, que estarão disponíveis até sexta-feira (25), terão início às 8h, com a distribuição diária de senhas, oferecendo à população a oportunidade de regularizar documentos civis e acessar outros serviços judiciais.

Durante a jornada, será possível realizar inscrições para o casamento comunitário, que acontecerá em dezembro de 2024. A superintendente da Justiça Itinerante, Vanessa Brandão, destacou a importância dessa iniciativa, solicitada pela Secretaria de Administração do Estado, para facilitar o acesso a serviços essenciais de forma simplificada. “Essa é mais uma oportunidade para os cidadãos regularizarem sua documentação e garantirem seus direitos, além da inscrição para o casamento comunitário, que é um evento muito aguardado pela comunidade,” disse Vanessa.

Com 20 anos de atuação, a Justiça Itinerante tem como missão promover cidadania e fornecer serviços judiciais em um único local, sem custos. Entre os serviços oferecidos estão reconhecimento de paternidade, retificação de registros civis, divórcio consensual, reconhecimento de união estável, entre outros.

Para acessar os serviços, os interessados devem estar atentos à documentação necessária para cada procedimento. O calendário de inscrições foi organizado para que os cidadãos possam se planejar e garantir o atendimento.

Serviços disponíveis e documentação necessária:

  • Reconhecimento de paternidade: Certidões de Nascimento ou Casamento, RG, CPF, comprovante de endereço dos pais e Certidão de Nascimento do menor.
  • Retificação de registro civil: Documento que necessite correção, RG, CPF e comprovante de endereço.
  • Divórcio consensual: Certidão de Casamento, Certidão de Nascimento dos filhos menores, documentação de imóveis, RG, CPF e comprovante de endereço.
  • Reconhecimento de união estável: RG, CPF, comprovante de endereço, Certidão de Nascimento atualizada e duas testemunhas.
  • 2ª via de registro civil: Certidão de Registro Civil, CPF e comprovante de endereço.

Além disso, será oferecida a emissão de 1ª e 2ª vias do RG, com os interessados devendo apresentar Certidão de Nascimento ou Casamento, foto 3×4 e comprovante de endereço.

DESTAQUES DO DIA

 

 Portal Repórter Piauí no Instagram    Portal Repórter Piauí no Facebook