A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (FETAG-PI) realizará, entre os dias 16 e 18 de outubro de 2024, o 5º Festival da Juventude Rural, no Centro de Formação Sindical (Cesir). Com o tema “Juventude rural no protagonismo da luta”, o evento tem como objetivo destacar o papel crucial da juventude rural no desenvolvimento da agricultura familiar e na construção de um futuro mais sustentável no campo.
O festival é uma importante ação de mobilização e empoderamento, promovendo a formação política dos jovens trabalhadores rurais e garantindo um espaço para que possam expressar suas demandas, cultura e vontade de transformar a realidade em que vivem. Segundo Regina Gomes, secretária de Juventude da FETAG-PI, “a ideia é promover a soberania alimentar e condições dignas de vida e trabalho no campo, com sustentabilidade e solidariedade”.
Durante os três dias de programação, além dos debates sobre políticas públicas e sucessão rural, os participantes terão a oportunidade de trocar experiências e discutir soluções para os desafios que a juventude rural enfrenta, como as mudanças climáticas, a seca e a necessidade de fortalecer a agricultura familiar. O evento também contará com apresentações culturais, atividades de formação e rodas de conversa, ampliando o diálogo sobre o futuro da agricultura no Brasil.
A iniciativa é organizada pela FETAG-PI em parceria com os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares, a CONTAG e diversas entidades apoiadoras. O Festival da Juventude Rural tem se consolidado como um espaço fundamental para dar visibilidade ao protagonismo jovem no campo e para reforçar a importância da agricultura familiar no desenvolvimento sustentável e na soberania alimentar do país.
A FETAG-PI tem um papel fundamental na defesa dos direitos dos agricultores familiares, sendo uma importante ponte entre os trabalhadores rurais e as políticas públicas. Ao longo dos anos, a federação tem lutado para garantir melhores condições de vida no campo, assegurando o acesso a programas de crédito rural, seguridade social, assistência técnica e capacitação. Além disso, a FETAG-PI atua na promoção da sustentabilidade e na luta por medidas que garantam a segurança alimentar, fundamentais para o desenvolvimento da agricultura familiar, que é responsável pela maior parte dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros.
DESTAQUES DO DIA
- Preso foge de hospital no DF após fazer corda de lençóis
- Homem é preso por adulteração de veículo na BR-316 em Teresina
- Morre José Laurindo, médico pioneiro e figura importante de Campo Maior, aos 93 anos
- Quatro pessoas da mesma família morrem em incêndio na zona rural de Canto do Buriti (PI)
- Polícia Militar do Piauí cumpre mandado e prende homem acusado de homicídio em Teresina