No último sábado (28/09), o Piauí registrou 92 novos incêndios, destacando um incidente em Campo Maior, no Norte do estado. As chamas se aproximaram de um posto de combustível, levando a Secretaria de Segurança Pública a mobilizar equipes do Grupamento Aéreo e do Corpo de Bombeiros Militar. Graças à rápida intervenção das autoridades, o incêndio foi contido sem causar maiores riscos à comunidade.
Embora o aumento de incêndios seja preocupante, os números deste ano ainda estão abaixo dos registrados em 2023, quando o Piauí enfrentou 3.941 focos no mesmo período. Em resposta à crise, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) publicou uma portaria que proíbe o uso do fogo para manejo de vegetação. A nova regra, que entrou em vigor no dia 17 de setembro, proíbe queimadas até o dia 17 de novembro e revoga todas as autorizações de queima controlada emitidas anteriormente.
O estado do Piauí vive uma situação alarmante com o registro de 3.094 focos de incêndio no mês de setembro, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Este número é mais do que o dobro dos 1.489 focos contabilizados em agosto, que até então apresentava o maior índice de incêndios em 2024. O dia 18 de setembro foi o mais crítico, com 279 focos de incêndio registrados.
DESTAQUES DO DIA
Portal Repórter Piauí no Instagram