A Bahia está em alerta com a confirmação do sexto caso de botulismo em 2024. A doença rara e grave já causou a morte de duas pessoas, enquanto três pacientes permanecem hospitalizados e um já recebeu alta. Os casos foram registrados em cidades como Salvador, Campo Formoso, Senhor do Bonfim e Cícero Dantas, e as autoridades suspeitam que a contaminação tenha ocorrido pela ingestão de mortadela de frango.
O botulismo, uma doença neuroparalítica grave, pode causar paralisia muscular e, em casos mais graves, levar à morte por falência respiratória. A infecção ocorre principalmente pela ingestão de alimentos mal conservados ou contaminados pela bactéria Clostridium botulinum. A doença não é contagiosa, mas qualquer ocorrência exige notificação imediata para que as autoridades de saúde possam prevenir novos casos.
Por conta da gravidade da doença, as autoridades de saúde estão reforçando a importância de cuidados na manipulação e no consumo de alimentos. A população deve estar atenta ao prazo de validade dos produtos, além de evitar o consumo de alimentos em latas danificadas ou com sinais de contaminação. Esses cuidados são fundamentais para evitar novos surtos e proteger a saúde pública.
DESTAQUES DO DIA
- Perseguição Policial levanta temor por segurança do candidato a prefeito, Pedro Gomes (PT), em José de Freitas-PI
- Polícia Federal realiza Operação Terabyte contra crimes de pornografia infantojuvenil
- Secretaria de Segurança Pública do Piauí convoca vítimas para restituição de celulares roubados em Teresina
- A reforma do Centro Cirúrgico de José de Freitas é concluída e atendimento será retomado