A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (25/9), a Operação Terabyte, com o objetivo de identificar e prender indivíduos envolvidos no armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantojuvenil na internet. A operação conta com a colaboração das Polícias Civis de todos os estados do Brasil e abrange o cumprimento de 141 mandados de busca e apreensão em todas as unidades da federação.
Mais de 750 policiais estão envolvidos na ação, que é coordenada pela Coordenação de Repressão aos Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil. A operação também recebeu o apoio da Agência de Investigação Interna dos Estados Unidos (Homeland Security Investigations – HSI), evidenciando a cooperação internacional no combate a esses crimes.
No Estado do Piauí, foram realizados dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Cocal e Bom Princípio, resultando na prisão em flagrante de um suspeito por armazenar conteúdo de abuso sexual infantojuvenil. Vale ressaltar que não há ligação entre os investigados.
O nome da operação, “Terabyte”, foi escolhido em função de sua referência à capacidade de armazenamento de dados, enfatizando a investigação de pessoas que possuem grandes quantidades de material ilegal. Entre dezembro de 2023 e agosto de 2024, a Polícia Federal já cumpriu 1.291 mandados de prisão relacionados a abusadores sexuais, demonstrando um forte compromisso na luta contra esses crimes.
A PF alerta aos pais sobre a importância de monitorar as atividades de seus filhos na internet, destacando que a prevenção é fundamental para garantir a segurança das crianças e adolescentes.
DESTAQUES DO DIA
- Lula sanciona lei que amplia crédito para empreendedores afetados por catástrofe no Rio Grande do Sul
- PRF apreende 43 m³ de madeira ilegal e comprimidos de rebite em Joaquim Pires (PI)
- Tragédia em Uruçuí: dois brigadistas morrem durante combate a incêndio no Piauí
- Homem é preso no Piauí por tentativa de homicídio em Coreaú (CE)