Teresina sábado, 16 novembro, 2024

Search
Close this search box.

Polícia Federal desarticula esquema de fraudes bancárias que usava dados de policiais falecidos no Piauí

PF desarticula esquema de fraudes bancárias no Piauí/Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (20/9), a Polícia Federal desencadeou a Operação Caronte em Teresina, com o objetivo de desmantelar uma quadrilha envolvida em fraudes bancárias, que utilizava dados de pessoas falecidas para cometer os crimes. Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos na capital piauiense, como parte de uma investigação que revelou o uso de técnicas sofisticadas para invadir contas bancárias e realizar transações fraudulentas.

A quadrilha utilizava uma estratégia conhecida como SIM Swap, que consiste na transferência de linhas telefônicas para obter acesso a informações bancárias, permitindo a emissão de novos cartões de crédito e a movimentação de contas de clientes falecidos, em especial policiais, como delegados e agentes de segurança. As investigações apontam que o esquema teria desviado mais de R$ 230 mil até o momento, com o potencial de ultrapassar R$ 700 mil.

Além do cumprimento dos mandados, a Justiça Federal no Piauí determinou o bloqueio de contas bancárias e a apreensão de valores relacionados às fraudes. Os envolvidos podem ser indiciados por furto qualificado e estelionato, com novas acusações previstas conforme o avanço das investigações. A operação da Polícia Federal segue em andamento para identificar outros possíveis integrantes do grupo criminoso.

DESTAQUES DO DIA