Nesta sexta-feira (20/9), a Polícia Federal desencadeou a Operação Caronte em Teresina, com o objetivo de desmantelar uma quadrilha envolvida em fraudes bancárias, que utilizava dados de pessoas falecidas para cometer os crimes. Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos na capital piauiense, como parte de uma investigação que revelou o uso de técnicas sofisticadas para invadir contas bancárias e realizar transações fraudulentas.
A quadrilha utilizava uma estratégia conhecida como SIM Swap, que consiste na transferência de linhas telefônicas para obter acesso a informações bancárias, permitindo a emissão de novos cartões de crédito e a movimentação de contas de clientes falecidos, em especial policiais, como delegados e agentes de segurança. As investigações apontam que o esquema teria desviado mais de R$ 230 mil até o momento, com o potencial de ultrapassar R$ 700 mil.
Além do cumprimento dos mandados, a Justiça Federal no Piauí determinou o bloqueio de contas bancárias e a apreensão de valores relacionados às fraudes. Os envolvidos podem ser indiciados por furto qualificado e estelionato, com novas acusações previstas conforme o avanço das investigações. A operação da Polícia Federal segue em andamento para identificar outros possíveis integrantes do grupo criminoso.
DESTAQUES DO DIA
- Piauí se destaca no nordeste com alta de denúncias de assédio eleitoral nas eleições
- Polícia de São Paulo localiza veículo do “Maníaco da Mooca”, acusado de assédio e tentativa de sequestro
- Bombeiros e Brigadistas unem forças para combater incêndio em Pedro Laurentino
- Hábitos que podem te ajudar a procrastinar menos