Na noite de quarta-feira (18/09), um incêndio florestal na cidade de Pedro Laurentino, a 450 km ao sul de Teresina, mobilizou três equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, além de 15 brigadistas locais. A operação de combate ao fogo teve início após a identificação de chamas intensas na mata, que poderiam se espalhar para propriedades rurais da região.
As equipes, compostas por oito bombeiros militares de Teresina e unidades de São Raimundo Nonato e Oeiras, foram direcionadas para o local com o objetivo de conter o incêndio, que é agravado pelos fortes ventos. Desde a terça-feira (17/09), as equipes estão monitorando a área para evitar que as chamas se alastrem.
O coronel Egídio Leite, Chefe Operacional dos Bombeiros, destacou a eficácia da ação conjunta: “Conseguimos controlar o fogo e, desde ontem à noite, as equipes, junto com os brigadistas, têm evitado situações de risco para as propriedades da região”.
O sargento Elvis, responsável pela operação, ressaltou a necessidade de uma estratégia de combate distribuída, devido ao chamado “fogo de chapada”. Ele afirmou que, apesar das rajadas de vento, os principais focos foram extintos, e o trabalho continuará ao longo da sexta-feira (20/09) para garantir a segurança da área.
Atualmente, as equipes ainda monitoram a estrada que liga Pedro Laurentino, onde os focos de calor foram controlados, mas ainda requer atenção para evitar acidentes.
DESTAQUES DO DIA
- STF impõe suspensão e multa de 5 milhões uso de redes de servidores para burlar bloqueio da rede social X no Brasil
- Decisão Judicial impõe suspensão de CNH de 23 envolvidos em operação contra direção perigosa
- Sargento do Corpo de Bombeiros do Piauí ameaça ex-esposa após denúncia de violência doméstica
- Lula assina acordo para resolver conflito de 40 anos entre Quilombolas e Centro de Lançamento de Foguetes de Alcântara