Teresina quinta-feira, 19 setembro, 2024

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Projeto da LOA 2025 propõe tarifa zero para o Metrô de Teresina, beneficiando milhares de passageiros

Foto: Divulgação

O Metrô de Teresina poderá ter tarifa zero a partir de 2025, conforme proposta que será incluída na Lei Orçamentária Anual (LOA) pelo Governo do Piauí. A Secretaria do Planejamento está finalizando o texto do projeto, que será enviado à Assembleia Legislativa até o dia 30 de setembro. A medida visa subsidiar integralmente o transporte metroviário, beneficiando milhares de moradores da capital que utilizam o serviço diariamente.

Atualmente, o Metrô de Teresina cobre uma distância de 13,5 quilômetros, conectando o Centro da cidade à zona sudeste, e transporta cerca de 4 mil passageiros por dia. Com a proposta de tarifa zero, esse número pode aumentar significativamente, principalmente após a conclusão das obras de modernização e revitalização do sistema, que estão sendo realizadas pelo Governo do Piauí por meio da Secretaria dos Transportes (Setrans).

As melhorias incluem a duplicação da linha ao longo de todo o trecho, o que permitirá a circulação de dois trens simultâneos, um em cada sentido. Além disso, o tempo de viagem, que atualmente é de cerca de uma hora, será reduzido para 25 minutos, atendendo a uma demanda crescente por mobilidade urbana eficiente na capital piauiense. Estima-se que, após as reformas, o número de passageiros atendidos pelo metrô triplicará, passando de 4 mil para 12 mil por dia.

As intervenções também abrangem a reforma das principais estações, como Alberto Silva, Frei Serafim, Boa Esperança, Renascença e Itararé. O investimento total nas obras chega a R$ 193 milhões, resultado de um convênio entre a Setrans e o Ministério das Cidades (MCID). Esse projeto é considerado o maior investimento em mobilidade urbana da história de Teresina e promete transformar o transporte público da capital, promovendo maior acessibilidade e eficiência para a população.

A inclusão da tarifa zero na LOA 2025 reflete o compromisso do governo estadual em garantir um transporte público de qualidade e acessível, principalmente para as camadas mais vulneráveis da sociedade.

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