O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência na cidade de Patos do Piauí, afetada pela forte estiagem que assola a região. O reconhecimento foi oficializado por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Este decreto eleva para 111 o número de municípios do Piauí com a situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional em 2024. Entre eles, 105 cidades enfrentam dificuldades devido à seca, enquanto 6 estão sendo impactadas pela estiagem prolongada. A medida permite que os municípios afetados solicitem recursos federais para ações emergenciais, incluindo a distribuição de cestas básicas, água potável, kits de higiene, além de apoio para o fornecimento de refeições e assistência a trabalhadores e voluntários.
Além do reconhecimento federal, o Governo do Piauí estendeu o decreto estadual de emergência por mais 60 dias, abrangendo 82 cidades afetadas pela seca. Para mitigar os efeitos da escassez de água, a Secretaria de Defesa Civil do estado já credenciou 400 carros-pipa, com 102 destes veículos autorizados a operar no abastecimento de água para os municípios em situação de emergência. A Operação Carro-Pipa, coordenada pela Secretaria da Defesa Civil, foi criada com o objetivo de garantir o transporte de água potável para os locais mais afetados, com foco no consumo humano.
A medida é crucial para amenizar os impactos da seca no interior do estado, onde a população enfrenta dificuldades extremas para garantir o abastecimento de água. O Governo do Piauí segue monitorando a situação e implementando medidas para oferecer suporte às comunidades mais atingidas pela estiagem.
- Três homens são presos com carro roubado após perseguição no bairro Real Copagre, zona norte de Teresina
- Ponte Metálica do Piauí é alvo de fiscalização da CREA-PI após colapso de ponte no Maranhão
- Governo Federal divulga calendário de pagamentos do Bolsa Família para 2025
- Mudanças nas aposentadorias do INSS em 2025: Saiba mais sobre essas mudanças com a Dra. Sarah Portella
- Nova lei altera regras do Benefício de Prestação Continuada (BPC); Saiba o muda em 2025